Militares membros da 5ª Cia Ind realizaram treinamento de resgate para ocorrências de salvamento aquático. O aumento das temperaturas em todo Estado tem levado, cada vez mais, as pessoas a procurarem por balneários, piscinas, rios e lagoas como forma de aliviar o forte calor.
Já ciente da possibilidade de crescimento da demanda operacional, o Corpo de Bombeiros já tem se mobilizado para realizar treinamentos e reciclagens, visando capacitar os militares para desenvolverem ações mais eficientes. Em 2018, o Corpo de Bombeiros registrou 133 mortes por afogamento em todo Estado e ainda mais 556 relativas a afogamentos ou princípios de afogamentos que não resultaram em óbito.
A 5ª Companhia Independente de Bombeiros reitera a todos que não é permitida a pesca, prática de natação ou esportes aquáticos nas lagoas existentes em Sete Lagoas. Por questões de segurança, alertamos que os banhistas precisam procurar locais onde haja a presença de guarda-vidas, e também que evitem nadar em rios ou mananciais com águas turvas, pois esses são locais que mudam o leito de acordo com o volume de água e época do ano.
Em caso de afogamento, a recomendação é nunca entrar na água para realizar um resgate; ofereça uma boia ou objeto que flutue e, se for possível, reboque a vítima até a margem com uso de um galho longo ou corda. Em caso de emergência, ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros através do 193.
Com Ascom 5ª Cia Ind