Sete Lagoas (18/3) – Praça lotada. Crianças, jovens e adultos unidos em uma grande família. Olhares atentos. Boas lembranças. Risadas a cada instante. E um sentimento no ar: saudade. No telão, o filho mais ilustre da cidade de volta à terra natal 20 anos após deixar o país órfão de seu talento. Em meio a grandes histórias, a homenagem da prefeitura a Mauro Faccio Gonçalves, o Zacarias da trupe “Os Trapalhões”, fez o setelagoano Afrânio Cunha reviver os sentimentos das tardes de domingos com Os Trapalhões. “Zacarias deixou saudades. Vendo as roupas dele, parece que está vivo”, comenta.
Menino tímido em meio a dez irmãos, Mauro descobriu, nos grupos teatrais de igrejas e escolas, sua vocação: as artes. Aos 23 anos, com a mudança para a capital mineira, abandonou a vida de bancário para se tornar humorista, ganhando fama nacional como Zacarias. Sem esquecer Sete Lagoas, adaptava roteiros e promovia peças teatrais na região, contribuindo ainda com a Sociedade Vicentina, conta a presidente do Clube de Letras da cidade e contemporânea do agente cultural, Mariza Pereira. “Ele tinha a alegria que cativava multidões”, diz o irmão Murilo, um dos mais novos da família Gonçalves.
NOVOS ATOS
Os palcos do teatro, marcantes na vida de Mauro Gonçalves, serão os trampolins para as crianças desenvolverem os dons artísticos neste ano, com a organização do I Festival de Teatro Estudantil pela Secretaria de Cultura e Comunicação Social.
SECOM / Sete Lagoas