Sete Lagoas caminha rumo a um planejamento do setor de turismo.
A última de oito reuniões setoriais aconteceu nesta quarta-feira (24), mostrando, aos representantes de Secretarias e Conselhos Municipais, as oportunidades de negócios e investimentos governamentais atuais e futuros. O encontro ocorreu na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Após o “I Encontro Comtur – Oportunidades do Cenário Turístico”, realizado em fevereiro, o mês de março foi reservado para unir forças e conhecer as dificuldades de hotéis, pousadas, agências de turismo, atrativos turísticos, serviços de transportes, comércio e gestores públicos. Conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo e presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Eder Bolson, esses encontros serão a base para a criação do PDTur. “O objetivo é que Sete Lagoas seja percebida como cidade turística, o que não está ainda consolidado mesmo dentro de Minas Gerais”, avalia Bolson.
Os eventos fazem parte da ação conjunta da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo; Comtur; Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas (Acisel); Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL); Circuito das Grutas; Faculdade Cenecista; Faculdades Promove; Sete Lagoas Turismo, Lazer e Cultura (Seltur); Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas (Sebrae); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); e Centro Universitário de Sete Lagoas (Unifemm).
CENÁRIOS
Sete Lagoas foi eleita com um dos 11 destinos indutores do Estado para receber incentivos do Governo de Minas Gerais no desenvolvimento do Turismo, ao lado de Araxá, Caeté, Camanducaia, Capitólio, Caxambu, Juiz de Fora, Maria da Fé, Poços de Caldas, São Lourenço e Santana do Riacho. Para concorrer às verbas que estarão disponíveis, projetos precisam estar prontos, explica Bolson. “O processo de planejamento será feito com profissionais e especialistas locais”. Ao lado dos recursos futuros, o projeto Linha Lund, do governo do estado, vai estruturar atrativos turísticos da parte Norte da Região Metropolitana de Belo Horizonte, como o Parque do Sumidouro, as grutas Rei do Mato, Maquiné e Lapinha.
As oportunidades de turismo também acontecerão no cenário esportivo. Com a reabertura do estádio Joaquim Henrique Nogueira Filho, a Arena do Jacaré, Sete Lagoas será o palco de jogos nacionais e internacionais. No dia 30, de 9h30 às 17h30, a cidade discute a infraestrutura necessária para receber partidas do Campeonato Brasileiro e Copa do Mundo de 2014. O encontro acontece no Unifemm.
SECOM / Sete Lagoas