O programa Passando a Limpo desta sexta-feira (22) recebeu os empresários Carlos Eduardo Maciel Vieira (Carlão), proprietário do restaurante Fiorenza Pizzaria, e o casal Cíntia Fernandes e Henrique Aguiar, do Tsuki. Os empresários falaram aos entrevistadores Álvaro Vilaça e Wagner Oliveira sobre suas participações no 3º Festival Enogastronômico.
Abrindo a entrevista, Carlão contou que o Fiorenza funciona há 28 anos em Sete Lagoas, tendo sido iniciado com o Sr. Carlito, na Churrascaria Três Marias, que completa 61 anos em 2019. Lembrou do peixe que era exposto e filetado, servido com molho doré e que foi carro chefe da casa junto ao rodízio de churrasco. No Fiorenza, a venda de pizzas foi lançada quando foram aprendidos todos os processos a ela referentes, salientando que a picanha servida no restaurante tem sido também muito elogiada.
Ele ainda relatou que o Fiorenza é uma empresa que perdura, tendo passando por várias crises no país, e ressaltou que o restaurante tem diversos pratos, além dos citados, para atender a todos os gostos.
Carlão conta ainda que a algum tempo entrou no carnaval belo-horizontino e que o Festival Enogastronômico tem potencial para entrar para o calendário anual da cidade, assim como acontece em outras cidades, mas alerta que é preciso ter mais apoio por parte do poder público, tomando a decisão de transformar Sete Lagoas numa cidade turística, pois considera que o município tem todos os pontos para ser uma “Poços de Caldas Jr”. Alertou que essa condição precisa ser avaliada com muita urgência. Ele acredita que o problema da cidade é vontade política.
O prato do restaurante Fiorenza, e que integra o cardápio do 3º Festival Enogastronômico, é o Filet Imperial, um filé grelhado com crosta de ervas, servido com arroz de castanhas e musseline de inhame com um molho especial, harmonizado com um vinho Cabernet Sauvignon. Carlão contou que quem experimentou o prato tem elogiado bastante.
Já a empresária Cíntia Fernandes contou que ela e o marido estão muito satisfeitos em participar do festival.O restaurante gerido por eles é o Tsuki, considerado novo no mercado, e iniciado com Henrique Aguiar, que era sushiman em outra casa de Sete Lagoas. Eles tiveram a oportunidade de iniciar um negócio próprio em casa, colocando o serviço de delivery. Posteriormente, surgiu a necessidade de abrir as portas para os clientes, inaugurando uma casa, inicialmente, na Rua Uberlândia e, recentemente, migraram para a Rua São José, nº 111.
O Tsuki funciona de terça a domingo, das 18h à 00h. Cíntia relata que trabalham com a comida japonesa e um pouquinho da culinária chinesa. Ela contou que basicamente as duas gastronomias se diferenciam por uma servir, em geral, pratos frios e crus, e a outra, pratos quentes. Ressaltou que o Tsuki possui uma carta de vinhos muito boa e ressaltou que os clientes têm elogiado bastante a participação e o prato inscrito no festival, elaborado junto ao Chef Henrique Burd, que conta com 13 peças, uma mescla de peças quentes e outras frias, harmonizado com o vinho Lagosta Rosé.
Cíntia lembrou que degustar a comida japonesa é muito comum com o sake, até mesmo pelo uso da bebida no arroz, mas ressaltou que não foi difícil harmonizar seu prato com o vinho, pois os peixes combinam muito com os vinhos brancos, e com a ajuda da sommelier Kaili, foi utilizado um dos vinhos servidos na carta do restaurante, no caso o Lagosta Rosé que harmonizou muito bem com o prato inscrito.
Henrique lembra que houve um treinamento com os garçons, o que foi muito importante porque, segundo ele, o ensinamento será levado além do festival. Esse treinamento ajuda na hora de apresentar o prato e também no momento de servi-lo.
Carlão finalizou ressaltando que dependendo da aceitação do prato participante do festival, ele será inserido no cardápio fixo do restaurante.
O festival Enogastronômico será encerrado no dia 30 de novembro.
Assista o programa na íntegra pela página do site SeteLagoas.com.br, ou ouça a reprise no domingo após a jornada esportiva pela Rádio Eldorado AM 1300. O Programa Passando a Limpo vai ao ar ao vivo, toda sexta-feira a partir das 08h da manhã, com apresentação de Álvaro Vilaça e Wagner Oliveira.
Com Portal Sete