Engajamento. Autonomia. Empreendedorismo. Competência emocional. Essas são algumas habilidades exigidas pelos jovens na contemporaneidade. Como lidar com todas essas exigências e ainda cumprir o conteúdo previsto em sala de aula? A resposta está nas oportunidades e no olhar diferenciado para o mundo.
Um dos pilares do Colégio Caetano é o protagonismo juvenil, cujo processo coloca o estudante como elemento central da prática educativa. Assim, o aluno participa ativamente de todas as etapas, desde a elaboração até a execução e avaliação das ações propostas.
O objetivo desta prática é estimular a participação social dos jovens, seja dentro do ambiente escolar, seja na interação com a comunidade, contribuindo para o desenvolvimento pessoal de todas as pessoas alcançadas pelas ações, tanto dos protagonistas como daqueles que participam passivamente.
Durante todo o ano letivo de 2019, os estudantes do Colégio Caetano desenvolveram várias práticas que têm como caráter principal o protagonismo juvenil. Conheça algumas:
MINIONU
Laura Proença é aluna do 2º ano do ensino médio e participou pela primeira vez do MINIONU, evento organizado pelo Departamento de Relações Internacionais PUC Minas, que está inserido no conjunto de simulações da Organização das Nações Unidas (ONU) realizadas em todo o mundo. É um projeto pedagógico com concepção abrangente de aprendizado.
“Foi uma experiência incrível! Com esse projeto, foi possível entender a importância da inserção de todos em debates políticos e sociais para melhorar a sociedade em que vivemos. Além disso, o MINIONU proporcionou uma enorme interação entre alunos, docentes e estudantes de outras escolas, o que permitiu uma troca de ideias gigantesca e extremamente benéfica, uma vez que possibilitou a observação do mundo com outras perspectivas e ampliação do senso crítico”, avalia Laura.
Setembro Amarelo
O “Setembro Amarelo” é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio iniciada em 2015. Neste ano, o Colégio Caetano vivenciou uma ação diferenciada, motivada pela iniciativa das alunas Maria Fernanda Rocha e Isadora Neves, do 1º ano do EM: decorar a escola com cartazes motivacionais a favor da vida, produzidos pelos próprios alunos. O resultado foi o engajamento de todas as séries do turno da manhã com ações que ultrapassaram as expectativas.
Como parte dessas ações, o colégio recebeu o Centro de Valorização da Vida (CVV), que oferece apoio emocional por meio de seus canais gratuitos, prevenindo o autoextermínio. Por iniciativa dos alunos, foram distribuídos cartões motivacionais ao final da palestra do CVV, com frases positivas como “Que bom que você está aqui!”, “Você é importante!”, “Você é forte!”.
Além disso, a estudante do 8º ano do ensino fundamental, Luiza Valle, confeccionou broches em formato de coração, com o símbolo da campanha “Setembro Amarelo”, e os distribuiu com pirulitos, com o mote “Você quer um abraço?”, como objetivo de acolher a todos.
“O setembro amarelo serviu como suporte para aqueles que precisavam de ajuda. Foi importante para mostrar que ninguém está sozinho. A oportunidade de ver que alguém sofre o mesmo que você, ou saber que alguém está te apoiando nas horas mais precisas pode fazer com que não nos sintamos sozinhos, e também pode salvar uma vida”, afirma Carla Oberhofer, aluna do 1º ano do ensino médio.
Grêmio estudantil
O grêmio estudantil trabalha durante todo o ano letivo para que as ideias e reivindicações dos alunos sejam apreciadas e atendidas. Neste ano, para lembrar o Dia da Consciência Negra, foi feito um mural com fotografias de personalidades que contribuem com a causa.
Outra ação do grêmio neste ano foi arrecadar materiais para serem doados aos moradores da comunidade quilombola Barra do Parateca, no município de Carinhanha, na Bahia. O projeto, iniciado em 2011, é uma ação de responsabilidade social, que busca levar vida, alegria, motivação às pessoas sedentas de necessidades emocionais, físicas e de perspectiva de vida. Foram alcançadas 1500 pessoas.
“Participar do Grêmio estudantil de 2019 foi uma ótima experiência e de grande aprendizado. Através do trabalho em grupo dos envolvidos conseguimos efetivar as tarefas com dedicação e determinação, chegando ao objetivo de representar os interesses dos demais alunos e realizar as atividades propostas. A colaboração de todos foi essencial, e entrando para o Grêmio pude entender a importância de trabalharmos em equipe. Os projetos preparados pela instituição trouxeram muito conhecimento e ampliaram a visão do ambiente em que estudamos, fiquei extremamente satisfeito por fazer parte dessa organização”, avalia Samuel Brasil, aluno do 2º ano do ensino médio.
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