Uma nova instituição, mais moderna e bem equipada, localizada em endereço já conhecido dos sete-lagoanos. Esse é o Colégio Santa Maria Minas, mantido pela Sociedade Mineira de Cultura, que chega à cidade trazendo inovações no que diz respeito à educação e ensino de crianças e adolescentes.
A unidade, inaugurada em Sete Lagoas em 01 de agosto de 2019, está instalada na Rua Monsenhor Messias, região central da cidade, onde antes funcionava o colégio Dom Silvério. Essa é a primeira unidade da rede de ensino que está localizada fora da Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Em Sete Lagoas, o colégio atende, aproximadamente, 200 alunos, em idades que variam dos 6 aos 17 anos. O início dos trabalhos da instituição na cidade foi realizado a partir do nível Fundamental I, no qual estudam as crianças mais novas.
De acordo com Nilton Alves Barroso, diretor do Colégio Santa Maria Minas em Sete Lagoas, a expectativa para os próximos anos é de expansão. “Já existe um planejamento para o triênio 2020/2022 de ampliação da estrutura e, com o tempo, acolher o infantil, que precisa de adaptações específicas”, conta.
Reformas
O prédio onde antes funcionava o Colégio Dom Silvério foi submetido a reformas para que o Santa Maria Minas pudesse ali ser instalado. O projeto foi criado a fim de modernizar o ambiente, mas, também, como forma de respeitar a importância da estrutura na cultura de Sete Lagoas: “um prédio muito bonito, imponente, que representa um cartão postal da cidade, em uma localização privilegiada”, definiu o diretor.
As reformas, a princípio, foram feitas na parte externa do prédio. “Nós começamos com a fachada, revitalizamos a fachada, fizemos uma troca de calhas pluviais e de telhado. Tentamos, também, retornar com a pintura original e depois fizemos a pintura das salas, do prédio antigo e agora estamos implantando novos laboratórios”, relata Nilton.
As áreas de convivência, como os locais de recreio e a quadra poliesportiva, também passarão por reformas. As novidades, segundo o diretor, são a instalação de uma cobertura na quadra e também o resgate do estacionamento, para que pais tenham mais conforto para estacionar e deixar ou buscar os alunos no local.
Proposta pedagógica e valores éticos
Um dos principais diferenciais do Colégio Santa Maria Minas é a adoção da visão humanista cristã e dos valores da ética. O diretor explica que dentro desses valores existem “o humanismo, a sustentabilidade, a solidariedade, e, dentro da nossa visão cristã, a ecologia integral, pregada principalmente pelo papa Francisco, onde o aluno precisa desenvolver habilidades e competências para lidar com as varias situações que a vida oferece”. A intenção, com isso, é formar alunos bem estruturados.
A proposta pedagógica do colégio, ainda de acordo com Nilton, pode ser considerada “ousada”, mas “bem consistente”. A partir dela, são definidos professores específicos para cuidar de cada área de conhecimento e, também, das disciplinas lecionadas. Tais profissionais têm a responsabilidade de orientar os demais em relação aos rumos do ensino, que também leva em conta as especificidades de cada unidade do Santa Maria Minas.
“Dentro da nossa proposta, é possível dialogar uma estruturação sistemática da rede Santa Maria Minas agora com o sistema de ensino. Uma proposta pedagógica que vai ampliar os horizontes das habilidades e competências do aluno, do aprofundamento no conhecimento, de ter o aluno como protagonista do processo de ensino e aprendizagem”, explica. Indicativo disso são os resultados alcançados por estudantes da instituição em vestibulares e processos seletivos e, também, o investimento feito pelo colégio em equipamentos de ponta, como impressoras 3D, além da adoção e incentivo à criação de projetos ligados à área da robótica e resolução de problemas do dia a dia, o que promove a aproximação da sociedade com a comunidade estudantil.
Material didático
O Colégio Santa Maria Minas adota o material didático do Grupo Bernoulli, que é referência no país. O estudante tem acesso a apostilas físicas, mas também a uma plataforma digital e a um aplicativo que possibilitam ao aluno assistir a videoaulas, interagir com jogos pedagógicos e acessar plataformas diversas na área da tecnologia (como realidade aumentada e QR Code).
Todo o material, segundo o diretor, é entregue na escola, de forma a conferir mais segurança e a garantia de preços acessíveis aos pais. “Nós viemos para somar, para contribuir, e nesse sentido a nossa proposta pedagógica visa acolher o sete-lagoano dentro da nossa escola e ao mesmo tempo oferecer um preço que caiba no bolso da população”, finaliza.
Vinícius Augusto