Após o período de descanso do ano letivo de 2019, a Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Cultura da Prefeitura de Sete Lagoas recebeu os alunos da rede pública na terça-feira. Mesmo com as fortes chuvas que caíram sobre a cidade nos últimos meses, o calendário previsto anteriormente não foi alterado. Este ano algumas novidades integram a grade curricular da educação.
Ao todo, 14.595 alunos estão matriculados nas escolas de educação infantil, ensino fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal. Os estudantes estão distribuídos em dezenas de escolas que, durante o período de férias, foram preparadas para recepcionar as turmas.
Na última segunda-feira (10), foi realizado o Encontro de Gestores das escolas municipais de Sete Lagoas. Foi uma oportunidade de reflexão para acolher e preparar os gestores para mais um ano letivo. Um diferencial para este exercício é a implantação do novo Currículo Referência de Minas Gerais – Mudando o Jeito de Caminhar, que apresenta uma nova didática de ensino.
Na última quarta-feira (12), foi a vez do 1º Encontro do Grupo de Coordenadores Pedagógicos das Escolas Municipais, quando foram alinhadas as ações para a nova forma de ensino em 2020. A implantação do novo currículo exigiu uma equipe pedagógica constituída por 120 profissionais, sendo que 80% deles são funcionários efetivos do município que já atuam nas escolas. Esses profissionais orientam professores em suas práticas quanto às metodologias que serão utilizadas, fazem a articulação na comunicação entre família/escola, orientam no processo de avaliação, além de manter o intercâmbio com a Secretaria Municipal de Educação. “Estes pedagogos serão elementos fundamentais na implementação do novo currículo, pois farão a mediação em todos os processos e servirão de apoio ao professor”, comenta a diretora da Equipe Pedagógica Municipal, Márcia Veiga.
A implantação do novo Currículo Escolar acontece num regime de colaboração entre a Secretaria Estadual de Educação (SEE), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e Secretaria Municipal de Educação. Segundo a secretária municipal de Educação, Esportes e Cultura, Roselene Alves Teixeira, a mudança no plano de aula deve acontecer de forma gradativa. “Os grupos pedagógicos se reunirão quinzenalmente para discutir sobre o andamento da implementação em cada escola”, informa.
Rede municipal
NÚMERO DE ALUNOS
Educação infantil – 5963
1º ao 5º ano – 4917
6º ao 9º ano – 2879
EJA (1º ao 5º ano) – 63
EJA (6º ao 9º ano) – 209
Creches conveniadas – 564
Total – 14.595
ESCOLAS
CEIM – Dr. Juvenal Machado de Barros
E. M. “Dr. Márcio Paulino”
E. M. “Dr. Milton Campos”
E. M. “Francisca Ferreira De Avelar”
E. M. “Joaquim Drummond”
E. M. “Jovelino Lanza”
E. M. “Júlio César”
E. M. “Juca Dias”
E. M “Lucas Rodrigo”
E. M. “Luzia Barbosa”
E. M. “Maria da Conceição Azeredo Dias”
E. M. “Maria de Lourdes Vaz De Melo Maciel”
E. M. “Marilza Fleury Costa Figueiredo”
E. M. “Monsenhor Messias”
E. M. “Nádia Lúcia Ferreira Alves”
E. M. “Padre Teodoro”
E. M. “Pedro Chaves”
E. M. “Prof. Edson Abreu”
E. M. “Prof. Galvão”
E. M. “Prof. Heitor Lanza Neto”
E. M. “Prof. Marcos Valentino”
E. M. “Professor Nemésio Teixeira dos Anjos”
E. M. “Professor Teixeira da Costa”
E. M. Professor Jacinto Martins Godoy
E. M. “Professor Vasco Damião”
E. M. “Quincas Nogueira”
E. M. “Ramon Lamar”
E. M. “Stella de Figueiredo Chassim Drumond”
E. M. “Terezinha Godoy”
E. M. “Regina Vitalino Botelho”
E. M. “Renato Teixeira Guimarães”
E. M. “Virgílio Pacheco”
E.M. Raymundo Gravito
CAIC Geral (OFICINAS)
CONVENIADAS
São José Operário
APAE
ACONST – Santa Terezinha
Creche Flor Amarela
Com Ascom PMSL