Hoje (16) a Prefeitura Municipal através do Decreto Municipal 6.227/20, comunicou em uma coletiva de imprensa estado de emergência no município tomando algumas atitudes como a suspensão imediata das aulas municipais.
Já os hospitais em Sete Lagoas desde o fim de semana (14/15) estão restringindo a movimentação de pessoas nos horários de visitas e pessoas com indícios de contaminação estão sendo imediatamente isoladas para exames e colocadas em quarentena.
Depois do decreto municipal algumas instituições e empresas estão tomando medida de precaução, saibam quais são elas:
Unifemm
O Unifemm suspendeu a partir de hoje as aulas através de um comunicado da própria reitora Viviane Mayrink. O Centro Universitário ficará com as aulas pelo prazo de 15 dias.
Os prazos de inscrições e aulas para as pós-graduações que começariam este mês serão prorrogados.
O Unifemm ainda em seu comunicado informou aos alunos que a suspensão só valerá para aulas presenciais, continuando as atividades acadêmicas no ambiente digital.
Veja o comunicado:
Solicitamos a todos os alunos que se organizem para o planejamento das atividades acadêmicas, que serão mantidas no ambiente digital através do Portal do Aluno. Desta forma, daremos continuidade às aulas por meio de do uso intensivo de tecnologia, já que estamos preparados para promover esta mudança no cenário de aprendizagem.
Assim que o retorno das aulas presenciais for anunciado, serão publicadas as informações completas no site http://www.unifemm.edu.br/
Desta forma, reforçamos que todos os alunos devem consultar o site, para acompanhar as decisões.
O nosso objetivo é cuidar das providências para não comprometer o calendário acadêmico e, principalmente o aprendizado dos alunos.
Faculdade Promove
A Faculdade Promove também suspendeu as aulas nos campus da instituição em Sete Lagoas. Pelas Redes Sociais a instituição informou aos alunos que a suspensão ocorrerá do dia de hoje até o dia 21/03.
No post o Promove pede aos alunos que fiquem atentos as redes sociais e ao site da faculdade: http://www.faculdadepromove.br/setelagoas/
Santo Agostinho
As Faculdades Santo Agostinho aderiu a suspensão iniciada no dia de hoje, entretanto a instituição não decidiu quanto a data de termino da suspensão.
A faculdade está decidindo se manterá as atividades suspensas ou continuará nas plataformas online.
UNOPAR
A Unopar também decidiu por suspender as aulas presenciais de hoje até a o dia 23/03
Elite Master
O Colégio e pré-vestibular Elite Master também noticiou a suspensão de suas aulas que começará a partir desta terça- feira (17) até o dia 22/03.
Nado Livre
A academia Nado Livre enviou aos seus clientes mensagem de recomendação para evitar a transmissão não só de coronavírus, mas de gripes e resfriados pedindo a estes para não irem a academia caso estejam com sintomas de uma dessas doenças.
A academia pede ao ainda pede evitar o contato direto entre os alunos e professores e a limpeza dos equipamentos após a utilização.
Nas recomendações a academia pede ainda que alunos que retornaram recentemente de viagem para locais com casos da doença que esperem alguns dias para retornar à academia.
Buana
A Buana em suas redes sociais emitiu um comunicado aos seus clientes onde oferece atendimento domiciliar e frete grátis a vendas feitas por whatsapp e instagram.
Suspensão das aulas no Estado
O Governo do Estado também já decretou a suspensão das aulas a partir do dia 18/03 em toda a rede estadual.
Já as faculdades UFMG, PUC, Fumec, Ciências Médicas também anunciaram a suspensão de suas aulas.
Casos confirmados
No Brasil já são 234 casos confirmados, sendo que São Paulo e o Rio de Janeiro possuem o maior número de casos.
Em Minas Gerais, até o último Boletim Epidemiológico Informativo, 297 casos com suspeita de contaminação, e se sabe de casos confirmados em Ipatinga, Patrocínio, Juiz de Fora, Divinópolis, Coronel Fabriciano e o mais recente Belo Horizonte.
Segundo especialistas, só em São Paulo 45 mil pessoas sejam infectadas com a doença e o pico de transmissão e contágio durará cerca de 20 semanas.
A expectativa é que com essas medidas de urgência que o país que vem decretando como suspensão de aulas, aumento nos leitos do SUS e cuidados com grupos de risco possa controlar a proliferação do vírus.
Outras Medidas
Os governos federal e estadual já vêm pedindo que as pessoas evitem locais com aglomeração e que procurem os hospitais apenas em casos de urgência.
Médicos e especialistas pedem o cuidado com a higienização das mãos e celulares.
Ainda é pedido dos órgãos que as pessoas não aumentem a procura por luvas e mascaras, pois além da medida ser desnecessária e apenas útil aos profissionais da saúde, poderá causar um racionamento a quem realmente irá precisar do material.
Fica a expectativa como será o funcionamento de eventos.
Mais informações em breve.
Da Redação