Hoje (03), no início da tarde um novo boletim epidemiológico foi divulgado pela Vigilância Epidemiológica Municipal. Foi registrado em Sete Lagoas um novo caso de coronovírus (covid -19) confirmado, sendo assim a cidade somou até agora 03 casos da doença e 356 notificações.
Dos 356 casos notificados, 36 já foram descartados, e 317 casos seguem sendo em investigação. Ontem (02), estes dados apontavam 333 casos notificados, dos quais 298 eram considerados suspeitos e estavam sendo investigados e 33 casos já estavam descartados.
Não há dados sobre a identidade do paciente que está contaminado pelo coronavírus e nem sobre as medidas médicas e o quadro de saúde deste.
Curados
Na última quarta-feira (1º), o secretário de saúde municipal, Dr. Flávio Pimenta, em entrevista declarou que os outros dois casos confirmados na cidade os pacientes já se encontram curados da covid-19.
Mortes
Ontem (02) circulou nas redes sociais a foto de homem de 48 anos que teria morrido vítima de coronavírus, o caso vem sendo investigado.
Nenhuma morte é confirmada em Sete Lagoas por covid-19.
Medidas de reforços
A Secretaria Municipal de Saúde, também na última quarta-feira (1º) comunicou a população que funcionamento de cinco unidades de saúde da atenção primária em horário estendido.
Os ESFs JK, Santa Luzia 2, CDI 1, São Geraldo e Jardim Europa agora funcionarão das 08h às 22h.
Mais rapidez no diagnostico de covid-19 e Laboratório em Sete Lagoas
Ontem (02) o Governo de Minas Gerais comunicou a habilitação de 19 laboratórios em todo estado que vão passar a realizar processamento das amostragens e o diagnotico dos exames que anteriormente estavam sendo feitas apenas pela Funed.
A medida do governo foi para dar mais agilidade nas confirmações, uma vez que os atrasos na entregas dos exames pela instituição que fica na capital estava chegando a 65%, visto a sobrecarga de amostras a falta de infraestrutura. Desta forma o governo estadual espera que 1,8 mil de amostras sejam processadas por dia.
Em Sete Lagoas, o Laboratório Santa Lúcia, que possui 06 unidades pela cidade, foi um dos laboratórios habilitados pelo Estado para fazer o processo de identificação o material genético, e diagnostico dos casos.
A habilitação da rede de laboratórios para cidade e região foi primordial pois trará celeridade na identificação de novos casos e também para descartar os casos negativos.
Isolamento
O novo boletim reforçou a importância do isolamento social, pois nas palavras do secretário de saúde municipal “Mesmo que seja esperado pelas autoridades de saúde que a maioria da população irá se contaminar com o coronavírus, e não desenvolver sintomas, ou desenvolver sintomas leves, o isolamento social é o que vai proteger as pessoas mais vulneráveis de apresentarem complicações. Porque mesmo que você tenha uma boa saúde e não esteja no grupo de risco, quando você se contamina, transmite o coronavírus para quem está perto de você. Por isso, fique em casa”
O secretário orienta ainda que, em caso de extrema necessidade, o cidadão precise sair de casa, que tome as precauções recomendadas pelas autoridades de saúde: use máscara (pode ser uma improvisada em casa mesmo. Na internet há vários modelos para produzir, caso não encontre para comprar), use luvas ou higienize suas mãos com água e sabão ou álcool em gel, e mantenha o afastamento, ou seja: não abrace, não toque e não converse de perto com ninguém. Mantenha-se a pelo menos um metro de distância das outras pessoas nas lojas, nas filas e no transporte público. “Fique em casa. Por você, e por todos nós”, finaliza.
Da Redação com Ascom PMSL