Os dados da Vigilância Epidemiológica Municipal revelam, em boletim epidemiológico divulgado na tarde desta segunda-feira, 6, um aumento de 7,8% no número de notificações, que chegou a 400 na cidade, dos quais 348 pacientes são considerados suspeitos e estão sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde. Permanecem em três o total de casos confirmados e subiu para 49 o total de testes negativos.
Neste fim de semana, a Fundação Ezequiel Dias liberou os resultados dos exames colhidos nos dois óbitos que ocorreram na Upa, no mês passado. Tanto o do dia 21 de março, de paciente do sexo feminino, quanto o ocorrido em 1º de abril, de paciente do sexo masculino, foram negativos. Assim, não há registro de óbitos suspeitos ou confirmados por Covid-19 em Sete Lagoas.
A Vigilância Epidemiológica também divulgou hoje que cinco pacientes estão internados em Sete Lagoas com síndrome respiratória aguda grave. Destes, um já teve resultado negativo para Covid-19 e outro é considerado suspeito.
Segundo o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta, é importante destacar que o número de notificações divulgado pela Vigilância Epidemiológica é real. “É este número, o de notificados, que tem norteado as ações do gabinete de gestão de crise, independentemente das confirmações e dos pacientes testados. Os exames estão sendo realizados, em Sete Lagoas, em pacientes que se encaixam no protocolo estabelecido pela Secretaria de Estado de Saúde”, explica.
Mais testes
Para aumentar a disponibilidade de testes e agilizar os resultados, a Secretaria Municipal de Saúde tem buscado apoio. Pesquisadores da Ufmg, junto com o Unifemm e a Embrapa, além de uma equipe de especialistas da Secretaria, estão trabalhando para preparar um laboratório em Sete Lagoas. “Com isso, nossa capacidade deverá aumentar consideravelmente nas próximas semanas, e os resultados serão liberados com mais agilidade”, anuncia o secretário.
Porém, como o número de notificações não para de subir, a recomendação de isolamento social permanece.
Com Ascom PMSL