O Boletim epidemiológico informativo divulgado hoje (08), pelo Gabinete de Gestão de Crise, informa que Sete Lagoas possui 460 casos notificados o que significa um aumento de 7,02% nas notificações de ontem para hoje.
São considerados suspeitos 392 casos e 65 já foram descartados. A cidade permanece com 03 casos confirmados.
Não há mortes na cidade em decorrência do coronavírus.
Sobe o número de pacientes internados com SRAG
O boletim ainda informou que na cidade possui 10 pacientes internados com síndrome respiratória aguda grave e que todos já foram testados verificar se confirmar a contaminação por Covid-19.
Relembrando que casos de SRAG, como os dos 10 pacientes que estão internados pela cidade, devem ser notificados seguindo protocolos do Ministério da Saúde e encaminhados a exame para verificação se há contaminação pela Covid-19.
Reunião entre Comitê de Gestão de Crise e representantes da ACI, CDL, Sindcomércio e outros
O boletim ainda informou que nesta manhã o Comitê de Gestão de Crise se reuniu com representantes da da ACI, CDL e Sindcomércio que apresentaram as demandas dos estabelecimentos comerciais da cidade. A solicitação prioritária deles é reabertura dos estabelecimentos comerciais em Sete Lagoas.
Na reunião ainda estiveram presentes representantes da Secretaria de Saúde do Estado, do 4º GAAe e do Corpo de Bombeiros.
O secretário de saúde municipal, Dr. Flávio Pimenta, apresentou um parecer de médicos infectologistas da cidade que recomendam a manutenção das medidas de isolamento.
O Secretário ainda informou sobre o laboratório que está sendo montado na cidade para realizar exames e tornar mais rápidos os diagnósticos da covid-19 na cidade , que deve acontecer em breve.
Utilização de máscaras
A Secretária Municipal de Saúde vem orientando em seus boletins a em suas mídias sociais, a utilização de máscaras e disponibilizou no site do município um guia para confecção de máscaras caseira.
Vale lembrar que embora a orientação seja pela utilização de máscaras, principalmente a pessoas que precisam sair de casa é necessário consciência de manutenção do isolamento social.
Ainda e importante dizer que o material deve ser usado por apenas duas horas, não deve ser compartilhado e deve estar limpo.
Ressalta ainda que a população confeccione suas máscaras, não devendo comprar o produto, especialmente máscaras dos modelos N95, PFF2 e cirúrgicas que devem ser priorizadas para profissionais da saúde que já sofrem com a falta delas no mercado.
Da Redação