A Diretora RenovAção do Clube Náutico de Sete Lagoas emitiu uma nota de esclarecimento, nesta quinta-feira (09), referente a questionamentos de associados com relação à redução da taxa de manutenção do espaço neste período de quarentena, no qual o clube encontra-se fechado.
A nota também esclarece algumas informações que foram publicadas por um site de Sete Lagoas.
Confira abaixo o texto oficial na íntegra:
“Em resposta aos questionamentos veiculados através do site Mega Cidade, em 08/04, onde é citado que “Associados do Clube Náutico estão discordando de pagar o valor integral da mensalidade, durante o isolamento social estabelecido por causa da pandemia do coronavírus com a justificativa de que o Clube não está funcionando, devido ao isolamento social estabelecido por causa da pandemia do coronavírus”, temos abaixo nossas considerações a serem feitas, conforme solicitações da referida matéria.
Sobre a informação colocada na matéria de que “Como no momento nada está podendo ser utilizado no Clube, não há gastos com energia, água, manutenção, limpeza de piscinas, materiais, shows e assim por diante”, é necessário deixar claro que as despesas que reduzem, nesse primeiro momento, são apenas água e alguns materiais de limpeza, pois mesmo com a maioria dos nossos empregados em férias, é necessário que se tenha o mínimo de manutenção e limpeza de nossas áreas, jardins, piscinas, etc, pois a falta de manutenção recorrente gera o caos, e devemos aproveitar o momento e dar todas as manutenções necessárias, para deixar o Clube em totais condições de receber novamente nossos associados quando tudo isso passar.
O Art. 5º do Estatuto Social do Clube define que “O Clube será mantido pela taxa de condomínio e outras contribuições ou taxas, fixadas pela Diretoria Executiva e referendadas pelo conselho Deliberativo”, e essa é a principal fonte de receita do Clube.
O Art. 47 do Estatuto, em seu parágrafo 1º, cita que “Fica proibido conceder anistia a qualquer sócio(a), seja por débito da taxa de manutenção ou taxa de transferência de quota sob pena de responsabilidade da Diretoria”.
Ao contrário do informado na matéria do site, o Clube não conta com mais de 7.000 associados, pois existe um limite de cotas para o Clube, conforme define o Estatuto em seu Art. 74 – “O Clube Náutico de Sete Lagoas conta com 4.329 (quatro mil trezentos e vinte e nove) sócios proprietários e qualquer aumento do quadro social só poderá ocorrer com os pareceres favoráveis do Conselho Deliberativo e Fiscal e aprovação pela Assembléia Geral”, e a média de Sócios Proprietários em dia com as manutenções gira na casa de 3.000 por mês.
Com essas três primeiras informações acima, passamos às respostas sobre as perguntas formuladas pelo site:
Por que a diretoria não aceitar diminuir o valor da mensalidade, visto que é somente até durar o período de quarentena?
Não é uma questão de aceitar, é uma questão de administrar um patrimônio de todos, com respeito e responsabilidade, o que tem feito com que o Clube melhore, dia a dia, ano a ano, em todos os aspectos, e ainda temos muito a melhorar”.
Vamos ao exemplo concreto, pois é necessário mostrar realidade para que todos entendam:
As despesas que deverão ser pagas no mês de abril, relativas a diversas obrigações do Clube são de R$ 781.343,64 (setecentos e oitenta e um mil, trezentos e quarenta e três reais e sessenta e quatro centavos).
Este valor de despesa do Clube representa o equivalente ao pagamento de 3.738 (três mil, setecentas e trinta e oito) taxas de manutenção, para que o Clube arque com as despesas, que como já dissemos aqui, é responsabilidade de cada associado, que é dono do Clube.
O Clube não conta com esse número de associados em dia, e com isso sempre se trabalha com uma reserva técnica, que é auferida, principalmente, com o superávit dos bares e academia, que não estão faturando.
Essa reserva técnica, por exemplo, foi o que proporcionou ao Clube o pleno restabelecimento da normalidade das atividades, após os problemas gerados na época das chuvas, com a ruptura do muro, que causou estragos enormes, principalmente em nossas piscinas.
Por isso, se não houver pagamento das mensalidades, o Clube não se sustenta e não honra seus compromissos junto a fornecedores e empregados.
Somente sob responsabilidade de todos nós, associados, temos 121 famílias que dependem do Clube. São os empregados, que atendem cada sócio da melhor maneira possível, desde sua chegada ao estacionamento até cada canto limpo e com atendimento que eles nos proporcionam. São pessoas que cuidam e fazem por todos nós, o ano inteiro, e é hora de retribuirmos a cada um deles esse carinho e conforto, para que passem bem com as suas famílias nesse período.
As piscinas precisam continuar sendo limpas diariamente, nossos jardins sendo cuidados, nossas obras que começaram antes da pandemia e as de acessibilidade estão sendo finalizadas, aproveitando esse momento.
A piscina infantil necessitou ser esvaziada para a troca de azulejos danificados, e vamos garantir que nossos pequenos associados estejam em segurança.
Vale lembrar que o Clube está fechado por uma questão de segurança, por determinação de decretos municipais, e que há perdas significativas para todos nesse momento, o que pedimos o entendimento de cada associado.
A diretoria avalia a possibilidade de haver uma redução no preço ou está fechada em manter o valor normal?
Por tudo exposto acima, não há como se pensar em redução ou isenção de valores, pois não há como garantir o funcionamento mínimo e nem honrar compromissos se não houver o pagamento do valor normal.
Qual o valor atual da mensalidade?
A mensalidade atual é de R$ 209,00 (duzentos e nove reais)
Se sim, para quanto poderia ser reduzido?
Não há como reduzir, mas temos consciência de que algumas pessoas terão a dificuldade em pagar a mensalidade, pois a despesa como essa não é prioridade nesse momento.
Atentos a isso, cada associado que se sentir na dificuldade em arcar com essa manutenção, nesse momento, poderá procurar a secretaria do Clube que teremos o prazer em atende-lo e negociar da melhor maneira, parcelando o débito, se necessário for.
Diretoria RenovAção”
Da Redação