Um áudio vazado, de autoria do vereador Milton Martins, tem dado o que falar em Sete Lagoas. Nele são expressas opiniões fortes em relação à classe dos advogados, que segundo o vereador, defende bandidos. Para ele, os criminosos presos na cadeia “podiam tudo morrer de Covid-19, e os advogados também que defendem bandidos deviam morrer tudo de Covid-19”, disse.
Ainda segundo o que foi dito no áudio, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) forma profissionais para defender bandidos. “A própria OAB forma um monte de advogado todo ano para defender bandido, para tirar bandido da cadeia… Aquele que defende bandido, é bandido também”, argumentou o vereador. Para ele, é necessário “parar com essa porcaria de Direitos Humanos” que “só defende bandido”.
A fala inflamada do vereador, de imediato, gerou reações. O presidente da OAB Sete Lagoas, Adriano Cotta, em posicionamento oficial, classificou o conteúdo do áudio como “estarrecedor” e um “atentado contra a advocacia local e brasileira e contra o estado democrático de direito”.
“Vereador, caso o senhor não saiba, e deveria saber, já que ocupa uma cadeira no poder Legislativo, a advocacia é o pilar da democracia e através do princípio constitucional basilar da ampla defesa faz o seu sustento. Portanto, vereador, o senhor causou um atentado não somente contra a advocacia, mas também contra o estado democrático de direito”, disse o presidente dirigindo-se diretamente ao vereador.
De acordo com Adriano Cotta, “a OAB não se calará” diante do ocorrido. “Iremos tomar todas as medidas possíveis, sejam elas junto à Câmara Municipal de Sete Lagoas, sejam elas por órgão dentro da Ordem dos Advogados do Brasil e não nos recuaremos dentro das esferas civil e criminal”, afirmou. O presidente ainda finalizou o comunicado oficial dizendo que “a partir de hoje, Sr. Vereador, o senhor é persona non grata da advocacia brasileira”.
Vereador emite retratação
Após a divulgação do áudio e da polêmica gerada, o vereador Milton Martins emitiu uma retratação em seu perfil no Facebook. Da mesma forma nesta quarta-feira (22) o Vereador fez um vídeo pedindo desculpas aos advogados e a OAB.
Veja o vídeo de retratação:
Confira na íntegra abaixo a nota emitida pelo Vereador:
“Eu, vereador Milton Martins (PRB) venho por meio desta nota oficial, retratar-me e colocar-me à disposição para qualquer esclarecimento sobre áudio que está sendo divulgado na rede social, onde de forma generalizada, acuso advogados que defendem bandidos.
Primeiramente, esclareço que tal áudio foi emanado em um momento de repulsa, ao receber indiretamente acusação de ser político “incompetente”, no grupo denominado “POLÍTICA 24H”. Após tal fala infeliz, muitos estão sendo os ataques direcionados a minha pessoa.
Reconheço o trabalho dos advogados criminalistas e sua importância para o direito e principalmente para a Justiça e reafirmo que tal áudio foi gravado em momento de repulsa, ao ser acusado indiretamente de incompetente por um advogado.
Dessa forma, manifesto meus sinceros pedidos de desculpas à toda classe de advogados e à ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, que é uma entidade que tenho enorme apreço.
Reafirmo meu compromisso de continuar lutando de forma participativa e atuante, atendendo de domingo a domingo a demanda da população que me elegeu.”
Da Redação