Secretaria Municipal de Saúde anuncia que o laboratório para realização dos exames da coronavírus, estará em funcionamento a partir desta semana.
O laboratório será referência para a realização de exames que detectam o novo coronavírus em pacientes suspeitos de Sete Lagoas. A iniciativa da farmacêutica Ana Cristina Pinheiro, servidora da SMS, ganhou a adesão do Unifemm, da Embrapa e de um grupo de pesquisadores da UFMG, que se dispuseram a trabalhar na cidade.
De acordo com o protocolo do Ministério da Saúde, os exames que estão sendo feitos na Funed são direcionados, preferencialmente, a pacientes com síndrome respiratória aguda grave, profissionais de saúde, pacientes que foram a óbito com suspeita de coronavírus e pacientes sintomáticos que vivem em asilos, hospitais e presídios. A Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas acredita que, assim que o laboratório que foi montando no Unifemm estiver em total funcionamento e em plena capacidade, será possível ampliar de maneira significativa o índice de exames realizados na cidade.
“Os primeiros testes de protocolo no laboratório já começaram a ser feitos nessa segunda-feira (20). Esses testes servem para garantir mais segurança na qualidade dos resultados e biossegurança para os pesquisadores que estão atuando no laboratório. A expectativa é de que os testes comecem a ser feitos até o fim desta semana”, prevê o secretário municipal de Saúde, Dr. Flávio Pimenta. A coleta para os exames obedece a um fluxo que foi desenhado pela comissão científica formada por infectologistas, pesquisadores e Vigilância Epidemiológica local.
Hotsite
Agora ficou mais fácil acompanhar os boletins epidemiológicos e as notícias sobre as ações de controle da pandemia em Sete Lagoas. A Prefeitura lançou uma página na internet com dados estatísticos e matérias sobre o novo coronavírus. Lá é possível encontrar informações sobre a doença, dicas de prevenção, acompanhar a curva de crescimento do coronavírus na cidade e muito mais. Para visitar o hotsite, acesse setelagoas.mg.gov.br/coronavirus.
Da Redação com Ascom PMSL