Como parte de uma iniciativa inovadora e de combate à pandemia da Covid-19, um laboratório para elaboração de testes de coronavírus está sendo montado na Unifemm. O serviço atenderá a demanda da cidade e região. O projeto é uma parceria entre o centro universitário, Prefeitura de Sete Lagoas e Cismisel.
De acordo com informações, o laboratório já está bem equipado e segue normas específicas de biossegurança Nb2 (ou seja, é adequado ao trabalho que envolva agentes de risco moderado para as pessoas e para o meio ambiente). Existe uma comissão técnica científica com infectologistas e superintendentes da Vigilância Sanitária que ficarão responsáveis por receber o fluxo de amostras.
Informação importante é que o laboratório fará apenas os testes, de forma que os pacientes não terão suas enfermidades atendidas no local. Ficará a cargo do médico solicitar o exame do paciente, só depois disso, portanto, a coleta será recebida pelo laboratório.
Importância
A iniciativa de trazer um laboratório desse porte para Sete Lagoas, em período de pandemia, foi destacada por profissionais como Ana Cristina, da Secretaria Municipal de Saúde, e Dr. Evan Guedes, professor da UFMG e gestor do espaço.
Na área disponibilizada para montagem da estrutura, foram realizadas algumas adaptações pelos pesquisadores e parceiros. Alguns deles, inclusive, receberão acomodação no local, já que os turnos de trabalho são exaustivos e a maioria dos profissionais vêm de Belo Horizonte. O projeto conta, ainda, com patrocinadores que fornecerão comida e lanches ao longo do dia.
A estrutura física, segundo informações, estava em um ponto avançado para que o laboratório fosse criado, exigindo então poucas alterações. No momento, estão sendo feitas instalações de ar-condicionado. Outras modificações estão sendo feitas na área de biossegurança.
O foco do laboratório é propiciar segurança tanto para as amostras que forem recebidas, como também para os trabalhadores que as foram manipular, já que essa ação demanda cuidados. A expectativa é de que o processamento das amostras ocorra em prazo de poucos dias ou até mesmo horas.
Da Redação