A Prefeitura de Santana do Riacho, localizada a aproximadamente 127 km de Sete Lagoas, se viu obrigada a decretar lockdown na cidade após a quebra da quarentena por parte de vários turistas, que viajaram para a tradicional Serra do Cipó nessa sexta-feira (1º), feriado do Dia do Trabalhador. A situação se agravou tanto, que a administração municipal teve que publicar as novas regras às 11h.
De acordo com o decreto, o lockdown horizontal, ou seja, o fechamento total dos estabelecimentos, começou a valer às 16h e só vai terminar às 7h da segunda (04). Apenas postos de combustível – exceto lojas de conveniência – e farmácias e drogarias podem funcionar.
Aqueles estabelecimentos que forem considerados ‘essenciais’, podem funcionar apenas por delivery, devendo o entregador estar com equipamentos de proteção, como luvas e máscara. Não é permitida a formação de filas nas portas das lojas. O comércio que for flagrado nessa condição estará sujeito à multa, podendo ter o alvará de funcionamento suspenso ou cassado em caso de reincidência.
A prefeitura também destacou que nenhum ponto turístico do município estará aberto para visitação durante o feriado prolongado. Quem estiver nas áreas proibidas pode ser conduzido para fora pela Polícia Militar e ainda receber multa. Drones também estão sendo utilizados para auxiliar na fiscalização.
Minas já contabiliza 88 mortes por causa do coronavírus. O estado também já registrou 1.935 casos confirmados da Covid-19.
Com Estado de Minas