Com material publicitário em português e inglês, Sete Lagoas compôs a vitrine de Minas Gerais, no setor Sudeste, do balcão da Federação dos Circuitos Turísticos. A apresentação foi feita pela Associação do Circuito das Grutas, entidade que faz parte do Conselho Municipal do Turismo (Comtur), o qual

estrutura um rumo para o turismo local e regional. Além da visibilidade na área institucional da feira, a rota setelagoana fez parte dos destinos mostrados por duas operadoras de viagem que vendem pacotes na região no setor de Comercialização do Salão.
Na visão do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Eder Bolson, a participação nos salões de turismo é a oportunidade para divulgar Sete Lagoas e a administração municipal ficar atualizada sobre as principais políticas públicas do setor. “A integração dos técnicos de turismo com outras cidades é primordial. Eles conhecem ações e casos de sucesso de outros roteiros”, complementa. O diretor de Produtos e Destinos da Embratur, Marcelo Pedroso, ao ver como a cidade está se preparando para ser sub-sede do Mundial de 2014, comentou: “Sete Lagoas está no caminho certo para a Copa por já ter um norte definido”. A Embratur é autarquia especial do Ministério do Turismo responsável pela divulgação da imagem do Brasil no exterior.
Além do stand, a Prefeitura trouxe informações sobre turismo rural, religioso e Copa 2014, através da capacitação de duas funcionárias da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Claudia Soares e Magaly Abreu, as quais participaram de palestras, mesas-redondas e mini-cursos nos dias 28 e 29 de maio. A experiência adquirida será transmitida na próxima reunião do Comtur, no dia 24 de junho. “Além do conhecimento cultural, das diferentes tradições do país, apresentaremos os ganhos que outras cidades tiveram com o desenvolvimento do turismo”, conta Magaly. Foram captadas informações sobre “Políticas públicas e Gestão descentralizada do Turismo”, “Turismo Receptivo: a força do mercado”, “A imagem dos destinos turísticos e as competições esportivas”, “Turismo Religioso como estratégia de diversificação da oferta”, “Comercialização e inovação em espaços rurais e naturais”, “Eventos esportivos: a preparação de um destino sede” e “Mídias e marketing digital no turismo”.
Ivan Figueiredo
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Sete Lagoas