A Comissão Permanente de Fiscalização de Obras Públicas, da Câmara Municipal de Sete Lagoas, esteve na última semana visitando obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que vêm sendo executadas no Bairro Verde Vale. A Comissão, formada pelos vereadores Euro Andrade (presidente), Claudinei Dias (relator) e Caio Dutra (membro efetivo), prometeram divulgar semana que vem relatório com as com constatações da vistoria. No entanto, o presidente e o relator da Comissão anteciparam que não gostaram do que viram.
Segundo Euro Andrade, o material utilizado é de qualidade duvidosa, assim como a forma que vem sendo executadas as obras, principalmente, de pavimentação. Outra preocupação é que as obras estão paradas. “Estão fazendo pavimentação, mas não há sistema de drenagem pluvial no bairro Verde Vale. A camada de asfalto utilizada é fina, em alguns locais já está se soltando aquele material que chamam de asfalto. Em outros casos, já havia perfurações do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) no asfalto que havia acabado de ser colocado”, afirmou.
O relator da Comissão, Claudinei Dias, questiona a paralisação das obras, visto que recentemente o prefeito divulgou documento em que a Controladoria Geral da União desbloqueava parte dos recursos do PAC destinados para Sete Lagoas. “É de se estranhar. Já há material perdido naquelas obras, já que as escassas chuvas destruíram o pouco que foi feito. Em alguns locais os moradores estão impossibilitados de entrar nas próprias residências com os veículos devido à descontinuidade das obras”, afirma.
Questionado sobre a persistência da paralisação das obras do PAC, o prefeito Leone Maciel afirmou que as relacionadas à esgotamento sanitário estão sendo executadas, como é o caso do Bairro Cidade de Deus. “Há vários depósitos de recursos na Caixa Econômica Federal, mas estão sendo averiguados pela Controladoria Geral da União. Além disso, neste momento, o município está tendo dificuldade em dar o valor da contrapartida”, explicou.
Da redação – Sete Dias
Celso Martinelli