A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle das Arboviroses (dengue, chikungunya e zika vírus), segue trabalhando contra a dengue. Diversos bairros receberam, durante os meses de julho e agosto, o mutirão de limpeza em combate ao mosquito da dengue, ação desenvolvida juntamente com outras secretarias municipais e o SAAE. As ações consistem em visita aos domicílios e terrenos baldios para a retirada de inservíveis e recipientes que possam servir de criadouro do mosquito.
O objetivo do mutirão é eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito da dengue e reduzir os focos nos bairros mais críticos da cidade, tendo em vista que em setembro tem início o período de chuvas e a infestação aumenta. Por isso a Secretaria enxerga que este é o momento ideal para a realização dos mutirões. Cerca de 160 agentes de endemias seguem de casa em casa durante esses meses, realizando a eliminação de todo tipo de criadouro, como latas, garrafas, copos, plásticos, vasilhas, panelas, barris, lonas, além de pneus e sucatas.
“Trabalhamos a conscientização da população sobre a necessidade de recolhimento desses inservíveis e quanto aos perigos da dengue através da equipe de mobilização. Este trabalho é muito importante para que, no próximo verão, não tenhamos uma nova epidemia. A população pode colaborar com a eliminação dos focos do mosquito, selecionando todo tipo de inservíveis para que nossos agentes de combate às endemias passem recolhendo os materiais. E lembre-se: evite água parada”, comenta o gerente da dengue no município, Adriano Marcos.
Até o momento, 22 bairros já receberam as equipes: Itapuã I e II, Del Rey, Esmeraldas I e II, Anchieta, Centenário, Morro do Claro, Das Indústrias I e II, CDI, Monte Carlo, Canadá, Montreal, Olinto Alvim, Bela Vista I e II, Nossa Senhora de Lourdes, Jardim Campestre, Montreal II, Jardim Primavera I e Jardim Primavera II.
Os próximos bairros a receberem o mutirão de limpeza são, ainda em agosto: Bouganville I, Dona Silvia, Cidade de Deus, Santa Felicidade, São Vicente, Interlagos II, Luxemburgo, Kuwait, Cidade Nova, Interlagos I, Aeroporto Industrial, Alex Paiva, Funcionários, Industrial, Vapabuçú, Boa Vista, Vila Brasil, Fátima, São João I, Esperança, Nova Cidade, Brejinho, Orozimbo Macedo, Verde Vale, Belo Vale I e II, Jardim dos Pequis, JK, Planalto, Alvorada, Portal da Serra, São Francisco de Assis, Manoa, N. Sra. do Carmo II, Jardim Angélica, Santa Luzia, Vila Ipê, Recanto da Serra, Jardim Arizona, São Jorge, Henrique Nery, Eldorado, Honorina Pontes, Barreiro de Cima, Barreiro de Baixo, Jardim Universitário I, Ouro Branco, Santa Rosa, São Cristóvão II, Catarina, Sindicato Rural, Santo Antônio, Santa Elisa, São Dimas, Canaã III, Dona Dora, Novo Horizonte e Progresso.
Já em setembro recebem o mutirão os bairros Iporanga II, Flórida, Padre Teodoro, Quintas da Varginha, Goiabeiras, Tamanduá e Brejão.
Com PMSL