A Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza uma nova ferramenta com orientações relacionadas à Vigilância Sanitária (VISA). A novidade está disponível em vídeos no YouTube. A atenção principal é para normas que devem ser seguidas por estabelecimentos comerciais durante a pandemia.
O programa ganhou o nome de “Visaeduca” e também conta com a parceria do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest) para oferecer treinamento e orientações nas empresas.
No primeiro vídeo, a nutricionista da Visa, Betânia Volpi, fala sobre mudanças no processo de trabalho dos restaurantes, padarias e cozinhas industriais no enfrentamento da Covid-19. “Ainda estamos nos adaptando a uma nova situação”, alerta. Ela destaca a obrigatoriedade de utilização de máscaras por manipuladores de alimentos. “Antes da pandemia essa não era uma exigência. Vale ressaltar que a proteção é individual e não deve ultrapassar de duas a três horas”, explica Betânia Volpi. Outra dica é quanto ao uso de luvas descartáveis em situações específicas. “Isso não substitui a higienização das mãos, que deve ser intensificada”, completa.
A higienização com álcool em gel 70% é apontada como a maneira mais eficientes de evitar a contaminação. E mais uma dica é quanto à necessidade de aumentar a frequência de limpeza e higienização de ambientes, matérias primas e embalagens.
O segundo episódio também está disponível na plataforma de vídeos e trata exclusivamente de mudanças sanitárias para padarias e restaurantes após a flexibilização. “é preciso controlar o fluxo de pessoas para garantir o distanciamento”, alerta a nutricionista. A colocação de avisos e orientações no estabelecimento é outra dica.
TREINAMENTO
O “Visaeduca” também oferece oportunidades de conscientizar colaboradores das empresas por meio de treinamento e orientações. “Foi pensando nisso que criamos o programa em parceria com o Cerest. Temos uma equipe que irá ao estabelecimento, inicialmente padarias e restaurantes, para um papo cheio de humor e conhecimento. O agendamento deve ser prévio”, detalha Betânia Volpi.
Apoiam a iniciativa a ACI Sete Lagoas, a CDL Sete Lagoas, o SindComércio Sete Lagoas e os grupos UAI Hotéis e Pousadas, UAI Gastronomia e UAI Eventos. Para agendar uma visita sobre orientações junto à Visa Municipal, basta ligar para 3773-2234 ou e-mail [email protected].
É possível consultar a Playlist, que será atualizada frequentemente, pelo link http://gg.gg/visaeduca.
Da Redação