A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esportes realizou, em três oportunidades, uma “Blitz do Esporte” com apoio de profissionais da área de Educação Física onde o público alvo recebeu orientações e também respondeu a um questionário que serviu de base de avaliação sobre o público que frequenta dois pontos com grande frequência de praticantes de atividades físicas.
Estudos recentes mostram que exercícios físicos são uma das principais alternativas para evitar o estresse e a ansiedade em tempos de pandemia, porém, outra descoberta é que, no sentido inverso, a ameaça da Covid-19 também provoca sedentarismo e alimentação fora do padrão nutricional correto.
A principal proposta da “Blitz do Esporte” é prestar informações sobre a prática de exercícios físicos e alimentação saudável. “A equipe que participa desse projeto é capacitada a passar orientações precisas em cada abordagem. Fazer tudo de forma certa melhora o sistema imunológico e, consequentemente, contribui para a proteção e o combate às doenças crônicas”, define Fabrício Fonseca, secretário adjunto de Esportes.
NA LAGOA DA BOA VISTA
Nos dias 14 e 15 de julho a blitz foi realizada na Lagoa da Boa Vista. Nos dois dias, além de orientação, as abordagens serviram para levantar informações dos praticantes. No total, 87 pessoas foram entrevistas, sendo 55 mulheres e 32 homens. 82% dos entrevistados revelaram praticar atividade física e 8% não possuem o hábito. Outra pergunta foi sobre a frequência e 42% declararam que fazem atividades físicas cinco vezes por semana e 34% três vezes no mesmo período. Segundo o estudo, 13% dos entrevistados disseram que realizam suas atividades físicas nas ruas, 58% usam o espaço na orla da Lagoa Boa Vista e 14% frequentam academias.
Outro ponto pesquisado foi quanto aos hábitos de lazer das famílias e o resultado foi o seguinte: 20% viagens; 17% passeios; 16% caminhadas; 8% shopping; 8% reunião entre amigos; 7% feirinha; 5% cinema; 3% jogos e 8% responderam outros.
NA SERRA SANTA HELENA
No dia 2 de agosto o trabalho foi realizado no alto da Serra Santa Helena. Neste importante ponto turístico da cidade foram entrevistadas 49 pessoas, sendo 31 homens e 18 mulheres. No geral, 72% estão na faixa etária de 31 a 60 anos e 28% têm até 30 anos de idade. 84% disseram praticar atividade física e 16% não. Com relação à frequência: 26% praticam três vezes por semana, 24% quatro vezes por semana, 21% cinco vezes por semana e 19% duas vezes por semana. Sobre o local das práticas, 41% o fazem em ruas e avenidas, 15% em casa, 12% em academias, 10% em praças, 8% no entorno da lagoa, 4% em clubes e 10% em outros locais.
Na questão lazer, os frequentadores da Serra formaram o seguinte perfil: 20% viagens, 17% passeios; 16% caminhadas; 9% reuniões de família; 9% visitam shoppings; 7% na feirinha; 6% com shows; 5% vão ao cinema; 3% curtem jogos e outros 8% possuem outras vivências familiares.
OBJETIVOS
A pesquisa também identificou os objetivos dos entrevistados ao praticar atividade física: 39% buscam o condicionamento físico, 20% melhorar a saúde, 20% lazer, 6% indicação médica, 4% para ciclo social, 2% competição e 9% disseram outros. A iniciativa teve grande adesão do púbico alvo e foi considerada sucesso por todos os envolvidos. “Já estudamos a realização de mais ‘Blitz do Esporte’ na cidade. É um projeto que será continuado”, definiu Fabrício Fonseca.
Da Redação