A primeira locomotiva 100% elétrica, movida a bateria, da mineração brasileira partiu de Minas Gerais nesta terça-feira, rumo a Vitória.
A máquina, desenvolvida pela Vale em parceria com a norte-americana Caterpillar Progress Rail, deixou a fábrica em Sete Lagoas para transportar cargas no pátio da Estrada de Ferro Vitória a Minas, na Unidade de Tubarão.
Pela capacidade das baterias, a locomotiva deve poder operar até 24 horas sem necessidade de parar para recarregar.
Segundo a Vale, a locomotiva ainda precisa passar por testes complementares antes de estar pronta para operar. O equipamento faz parte de un programa denominada PowerShift, que visa substituir a matriz energética da empresa por fontes limpas.
De acordo com a mineradora, além de cortar as emissões de gases de efeito estufa pela substituição de diesel por eletricidade, o equipamento também diminuirá ruídos.
Em maio, a Vale anunciou uma meta de reduzir em 33% suas emissões de carbono até 2030. A empresa quer se tornar ‘carbono neutra’ em 2050.
Ser carbono neutra significa calcular o total das emissões, reduzir onde é possível e balancear o restante das emissões através da compensação, o que pode ser feito por meio da compra de créditos de carbono ou pela recuperação de florestas em áreas degradadas.
Com Estado de Minas