O coletivo “Várias Marias” está convidando a população de Sete Lagoas para o Ato Nacional pelo FIM da Cultura do Estupro, que acontecerá neste sábado (07), na Praça Tiradentes.
A manifestação ocorrerá em razão do caso da influencer Mariana Ferrer, que ganhou destaque nacionalmente após o julgamento de sua denúncia de estupro ter sido divulgado nas redes sociais do país, gerando muita revolta.
Em nota, a participante do coletivo Nany Oliveira publica:
“Essa semana as redes sociais foram tomadas por protestos virtuais pedindo justiça para Mariana Ferrer. Trata-se de um caso de estupro que teria ocorrido em dezembro de 2018, em que Mariana, aos 21 anos à epoca, acusa o empresário André de Camargo Aranha de tê-la violentado sexualmente enquanto estava dopada. O movimento ascendeu devido a um vídeo divulgado pelo portal The Intercept que mostra parte da audiência do caso, em que Aranha foi inocentado e seu advogado ofende duramente Mariana, a vítima.
Não é segredo pra ninguém que em nosso país existe uma cultura que “normaliza” o estupro. O fato de Mariana Ferrer ser uma mulher branca, de classe média e ainda possuir todas as provas contra seu estuprador, não impediu que o poder judiciário, totalmente composto por homens em seu julgamento, tivesse atitudes machistas, misóginas e humilhantes com a vítima.
Esta situação faz questionar todo o sistema patriarcal que compactua para que uma mulher seja violada a cada 11 minutos nesse país. É por acompanhar esse e diversos outros casos, que o Coletivo Feminista Várias Marias adere à mobilização nacional pelo “Fim da Cultura do Estupro” e pedindo justiça para Mariana e todas as sobreviventes.
O Várias Marias convida a todas, todos e todes para o Ato Nacional pelo FIM da Cultura do Estupro, em Sete Lagoas/MG. A manifestação acontecerá no dia 07/11 (sábado), com concentração às 09h00 na Praça Tiradentes.
Essa é uma luta de todos nós.”
Da Redação