O programa Passando a Limpo recebeu, nesta sexta-feira (13), o professor de Direito Eleitoral, Leandro Barbosa Silva.
Durante o bate papo, o assunto que foi centralizado pelo programa foi a respeito das eleições do próximo domingo (15), que definirá os representantes municipais.
O professor contou que é um servidor da justiça eleitoral há 15 anos e repassou informações importantíssimas para que não haja erros cometidos pelos candidatos e eleitores. “O Brasil possui regras muito específicas para a realização das Eleições. Isso não acontece em todo o mundo.” afirmou.
Ao ser questionado se seria mais válido se as eleições fossem adiadas, Leandro disse “São vários fatores que envolvem essa pergunta, se é adiável ou não. Em março, começou um debate muito profundo no Congresso Nacional, que resultou na promulgação da emenda constitucional em julho, que adiou as eleições (para 15 de novembro). O risco maior e o que estava sendo balanceado era o seguinte: Como o TSE, que liderou essa mudança legislativa, ele estava muito bem assessorado pela equipe do Hospital Albert Heinstein e Sírio Libanês, bem como a Fundação Oswaldo Cruz, que a perspectiva era que a situação da pandemia estaria mais controlada no mês de novembro. E de fato nós conseguimos perceber um número bem reduzido, graças a Deus.”
Além disso, ele explicou sobre todos os requisitos do que pode ou não pode ser feito no dia da eleição e como a votação se sucederá com as mudanças ocorridas devido a pandemia.
Para assistir a entrevista completa, acesse a página do Facebook do Site Sete Lagoas!
Da Redação