Devido à pandemia da Covid-19, a doação de sangue que já era difícil de acontecer, diminuiu ainda mais na Hemominas Sete Lagoas. Segundo a instituição, houve uma queda de mais de 50% nesta semana de comemoração ao dia do doador, em comparação a 2019 que em média ocorria 100 doações efetuadas por dia, hoje ocorre 50 doações.
Em consequência, cirurgias estão sendo canceladas por não haver estoque nos bancos de sangue nos hospitais de Sete Lagoas e região. Além da Hemominas Sete Lagoas atender a cidade, ela atende mais 6 outras cidades da região. Os atendimentos de emergência e tratamento de pacientes com doenças crônicas hematológicas que recebem sangue frequente, podem ser comprometidos também.
Segundo o Ministério da Saúde (MS), não há evidências de transmissão do coronavírus por transfusão de sangue e o Hemonúcleo segue todas as recomendações da OMS em todo processo da doação de sangue, fez limitações como distanciamento de acordo com MS das cadeiras da recepção, além do uso de máscaras de todas as pessoas que entram na instituição e assepsia frequente das cadeiras da coleta e materiais utilizados em todo ciclo do sangue.
Segundo dados do Ministério da Saúde, 1,7% dos brasileiros são doadores de sangue. Além disso, é fundamental que haja regularidade nas doações, para que não haja quedas drásticas nos estoques. Sangue é um remédio muito especial que não podemos fabricá-lo e muitas vidas dependem da solidariedade das pessoas.
O agendamento da doação de sangue pode ser feito pelo site www.hemominas.mg.gov.br ou ligue dàs 7:00 h às 13:00h nos telefones 31-3027-2725 ou 31-3027-2734.
Com Fundação Hemominas