O Delegado Thiago Pacheco assumiu a chefia da Delegacia Regional de Polícia Civil da cidade em outubro/20 e desde então vem trabalhando para reduzir a criminalidade em Sete Lagoas e região. Thiago Pacheco assumiu a chefia da Delegacia Regional, em substituição a Félix Von Dollinger, que foi para Belo Horizonte.
Há 12 anos na Polícia Civil, Thiago Pacheco já atua no serviço público há 17 anos. Segundo ele, a expectativa é de redução da criminalidade de toda a área de abrangência da regional que abrange das 19 cidades da região.
Com relação ao início das ações deste ano, ele afirmou que a situação é preocupante, com os crimes se destacando mais em algumas regiões da cidade. “Fizemos uma grande operação em 5 de janeiro cumprindo 11 mandados de prisões e vários de busca e apreensão, combate ao tráfico de drogas, não só em Sete Lagoas, mas na cidade de Três Marias, Felixlândia e Curvelo, conseguindo desarticular uma quadrilha que atuava nestas cidades, com a apreensão de armas e drogas” disse. Na ocasião foram cumpridos 11 mandados de prisão e 03 pessoas foram presas em flagrante delito, além da apreensão de um pé de maconha, celulares e drogas.
Sobre os índices de crimes de homicídio e feminicídio, o Chefe Regional da Polícia Civil avaliou que, ações são contínuas e que desde o dia 4 de janeiro, voltaram sob o comando da delegada Stefânia Nunes Valgas, que esteve afastada e já vem dando sequência aos projetos para enfrentar a criminalidade, a frente da Delegacia da Mulher. “Os crimes de homicídio, feminicídio, tráfico de drogas e contra o patrimônio, sãos os nossos principais alvos para 2021, e estamos trabalhando com toda nossa equipe através das delegacias específicas, para a redução da criminalidade. Algumas regiões vêm exigindo mais ações e nós estamos atentos”, comentou.
O atendimento prestado pela delegacia de trânsito também sofreu modificações no que se refere ao atendimento público, devido à pandemia. Questionado sobre isso, ele afirmou que, a exemplo de outros segmentos, o Detran também teve que cumprir vários protocolos de saúde que são determinados pela chefia da Polícia Civil e Governador do Estado. “Tivemos uma alteração nacional referente à nova placa Pif e que já está sendo resolvido de forma gradativa, inclusive através de mutirões, desde que assumi a Regional. Estamos trabalhando agora com agendamento on-line de qualquer atendimento no Detran, não precisando enfrentar filas, hoje com atendimento mais prático e mais eficiente, seguindo os protocolos de saúde, tudo feito pelo site do Detran”, explicou ele.
Especificamente sobre o atendimento para vistorias de veículos, que chegou a gerar reclamações na cidade, o delegado Thiago Pacheco esclareceu que também foi realizado um mutirão, devido a uma demanda reprimida de 2020 para 2021, atendendo agendamento e outras que não estavam, com o objetivo de não virar o ano com as vistorias, além do cumprimento de prazos que estão bem dilatados. “Isso já foi resolvido, hoje estamos trabalhando com agendamentos, e na medida do possível será aberto para mais pessoas, mas no decorrer do tempo, vamos organizar melhor e essa agenda, estará funcionando com mais eficiência. O importante é que o atendimento hoje é on-line e a pessoa não precisa enfrentar filas”, enfatizou.
No tocante à emissão de documentos pelo Detran com relação a veículos, também vem gerando reclamações, para quem precisa do atendimento. Sobre isso, ele informou que a situação deve-se a uma mudança de estrutura na organização, que acabou com os documentos impressos que passaram para digitais, mas aqueles que quiserem, poderão emitir seu documento em casa. Estamos em um período de transição, decorrente de uma situação política nacional em todos os Estados e que traz algum transtorno, mas pedimos a compreensão da população por se tratar de uma mudança em todo o País”, diz.
O delegado informou ainda, que o atendimento da Banca Examinadora do Detran, para quem vai tirar a Carteira Nacional de Habilitação – CNH, continua em funcionamento, podendo sofrer alterações no caso de novas determinações a nível de Estado, devido à pandemia.
Da Redação com Portalsete