A Prefeitura de Sete Lagoas promoveu a vacinação de todos os 66 idosos residentes atualmente na Vila Vicentina na tarde dessa segunda-feira (25). O prefeito Duílio de Castro acompanhou a imunização e afirmou que a próxima etapa da vacinação será destinada às pessoas com mais de 75 anos.
“Estamos seguindo um protocolo do Ministério da Saúde para a vacinação das pessoas que estão no grupo de risco maior. Fizemos a vacinação da Saúde, agora os idosos da Vila. A próxima etapa será as pessoas com mais de 75 anos, depois iremos baixando para a faixa etária dos 60 anos até vacinarmos toda a população. É importante vacinar, como todos tem acompanhado, o índice de óbito é maior entre os idosos”, disse o prefeito.
Flávio Pimenta, secretário de Saúde, explicou que a prioridade desta etapa foi a vacinação aos idosos institucionalizados. “Além da questão da idade, alguns possuem comorbidade associadas e estão em ambiente de maior concentração, podendo ocorrer algum tipo de contágio por pessoas transitórias, o que poderia causar um surto interno já que todos estão em apenas um ambiente. Logico que desejaríamos estender a todos os grupos de idosos, sabemos de nossas necessidades e demandas, mas iremos para o enfrentamento na medida de nossa capacidade. Se Deus quiser, em breve, atenderemos todos os nossos idosos, mesmo os não institucionalizados”, explicou o secretário.
“Quanto mais rápido ocorrer a vacinação, mais rápido o índice de ocupação hospitalar reduzirá. Um idoso em hospital, fica prostrado e normalmente entubado de 60 a 90 dias. Os países que vacinaram os seus tiveram índices reduzidos. A importância de vacinar estas pessoas está em reduzir a gravidade dos casos e ocupações de leitos”, completou o subsecretário de saúde Alber Alipio Ribeiro.
O representante dos Idosos no Conselho de Saúde, José Antônio da Costa, contou que os idosos estão empolgados com a vacinação. “É importante todos aguardarem sua vez de vacinar”, afirmou. Mesmo sendo um residente da Vila, José Antônio não se vacinou pois estava presente como diretor. O trabalho também foi acompanhado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, através da secretária Luciene Chaves.
Com Ascom PMSL e Plantão Regional