Desde o final do século passado a gente pode ver na televisão algumas cenas de séries e filmes em que as casas são automatizadas, abrem cortinas com comando de voz, acendem as luzes com palmas e outras tantas tecnologias que pareciam ser de um futuro bem distante.
No entanto, nos últimos tempos surgiram muitas novas tecnologias capazes de criar um ambiente inteligente e confortável para as residências. As casas inteligentes passaram a ser mais acessíveis, não sendo mais um luxo das classes mais altas e sim algo que pode ser visto em qualquer casa mesmo em pequena escala.
Mas você sabe como funciona uma casa inteligente? Neste post nós vamos falar um pouco mais sobre o que é isso, quais os fatores de construção de uma casa inteligente e como você pode começar a pensar em um projeto para tornar o seu lar mais confortável e dinâmico com as tecnologias já existentes.
Assim como contratar um host e criar um site, uma casa inteligente pode ser feita por você mesmo, sem ajuda de profissionais especializados. Ainda assim, se você quiser um resultado completamente extraordinário, contratar uma empresa de automação pode ser interessante.
Mas afinal, o que é uma casa inteligente?
Uma casa inteligente nada mais é do que uma estrutura montada com tecnologias que interagem com o morador e com os equipamentos presentes, garantindo um conforto diferenciado para as pessoas que frequentam o ambiente.
Atualmente é possível utilizar diversas tecnologias para tornar um ambiente inteligente e elas são bem acessíveis e fáceis de serem encontradas.
No mercado existem diversas soluções para casas inteligentes, incluindo ferramentas para conforto, segurança, lazer e economia. Com uma crise econômica instaurada, as pessoas dão mais valor a soluções que podem proteger seu patrimônio e ajudar na economia das despesas, então as opções para uma casa inteligente se tornam cada vez mais atrativas.
Por isso, uma casa inteligente não traz somente conforto, como também vantagens associadas à redução de custos e segurança patrimonial, ajudando as pessoas a conservarem suas residências de modo a não precisarem investir o tempo todo em reparos.
Casa inteligente também é sustentável
Quando se fala em casa inteligente, o que muitas pessoas pensam é que se trata somente de soluções tecnológicas de interação, como eletrodomésticos que acendem luzes por comando de voz ou até mesmo uma fechadura com biometria. No entanto, uma casa genuinamente inteligente também pode ser sustentável.
Neste contexto, podem ser adicionadas à residência algumas soluções de captação de água da chuva, aproveitamento de recursos, captação e utilização de energia solar e até mesmo utilização do esgoto para criação de biogás. Todas essas soluções podem ser interessantes para que a sua casa inteligente se torne autossuficiente.
Deve-se reconhecer, no entanto, que as soluções para uma casa sustentável podem ser um pouco mais caras do que as soluções de automação residencial.
Porém, as residências que possuem foco na criação de um ambiente inteligente por completo colhem os benefícios dessa autossuficiência, como a não dependência de companhias de água e energia.
Veja alguns exemplos de soluções que tornam a sua casa inteligente sustentável:
● Captação de energia solar
● Posto de energia solar para carregamento de carros elétricos
● Captação e utilização da água da chuva
● Utilização de biodigestor
● Utilização de composteira para fertilizantes
É caro tornar uma casa inteligente?
Se você deseja fazer a sua casa inteligente totalmente autossuficiente, pode ser que você gaste muito dinheiro, especialmente porque o Brasil ainda não conta com mão de obra qualificada para construir todo esse sistema sem que haja perdas financeiras no meio do caminho, sem falar que o custo de instalação de algumas soluções pode ser alto, como a energia solar.
Mas quando o assunto é automação residencial, o país já fornece mais condições para que as pessoas tenham acesso a essas tecnologias, como plataformas diversas de importação ou compra de produtos online, além de empresas especializadas em criar todo o sistema de automação residencial.
Ainda assim, o custo do processo pode ser um pouco salgado. Mesmo que uma empresa cobre barato ou você mesmo faça a instalação das tecnologias, é preciso levar em conta que o custo de alguns eletrônicos pode ser bem salgado.
Por isso, a dica é pesquisar bastante, considerar as melhores opções e até mesmo ver a possibilidade de comprar produtos importados, especialmente da China.
Grande parte das tecnologias para uma casa inteligente podem ser encontradas em sites como o Aliexpress e você pode pesquisar as melhores oportunidades de compra para pagar mais barato nos produtos e gastar mais somente com a empresa que fará a instalação.
Opções de automação residencial
Para fazer a automação residencial e tornar a sua casa inteligente, você pode pensar em soluções diversas de acordo com o objetivo de cada um. Abaixo explicamos um pouco mais sobre as categorias.
Segurança
Nos itens de segurança, você poderá investir em fechaduras inteligentes com biometria e senha, câmeras de segurança, alarme e sensores diversos. Tudo isso pode ajudar desde a guarda do seu patrimônio, como proteção contra acidentes para crianças e animais de estimação.
Alguns aparelhos também possuem interação com o celular, que hoje é parte importante da rotina de grande parte das pessoas.
Conforto
Nos itens de conforto, podem ser utilizados controles de temperatura, controle de eletrodomésticos e móveis automatizados que “escondem” televisores e outras facilidades.
Aqui a criatividade pode ajudar, mas também é possível trocar uma ideia com profissionais da área para saber o que pode ser interessante para a sua casa.
Entretenimento e bem estar
O entretenimento também pode sofrer alterações, com as mais diversas tecnologias para salas de jogos ou cinema em casa. As possibilidades para o audiovisual são incríveis. Existem alguns outros produtos que podem ser acrescentados na rotina da casa que fazem toda a diferença, como as balanças inteligentes que controlam o seu peso no app e muito mais.
Economia
Na economia, podem ser utilizados, por exemplo, sensores de luzes ou luzes inteligentes que gastam menos energia. O mesmo pode ser feito com chuveiros, privadas e outros itens que consomem tanto água quanto energia.
Além disso, é possível fazer a interação desses itens, especialmente as luzes, com o celular ou assistente virtual para que seja mais fácil e confortável manusear os elementos do ambiente.
Como começar a fazer sua casa inteligente
Uma casa inteligente é um projeto de médio a longo prazo, assim como um projeto digital que precisa de planejamento, tecnologias específicas, serviços de web host e profissionais capacitados.
Para começar a sua casa inteligente você pode pedir ajuda aos profissionais do assunto ou buscar informações online sobre quais produtos são peças-chaves para uma casa inteligente. E ao serem adquiridos podem fazer toda diferença, como a Amazon Alexa que tem feito muito sucesso.
Por isso, o ideal é investir em peças-chaves e itens que possuem compatibilidade, por exemplo, com assistentes virtuais.
Algumas smart TVs (itens inteligentes mais comuns) já possuem compatibilidade com apps para controle via celular, então você provavelmente já tem itens em casa para sentir a emoção de controlar as coisas de forma mais automatizada.
Conclusão
Uma pequena automatização que você faz mexendo nas configurações do seu smartphone e smart TV já te dá um gostinho do quanto a casa inteligente pode ser legal. Esse processo de criação da casa inteligente é tão simples como contratar um host e fazer um site, coisa que antes necessitava de um profissional.
À medida que você vai conhecendo a sua casa e seu estilo de vida, começa a perceber o que pode ser mais interessante para tornar a sua casa inteligente mais especial. Você pode também começar sozinho e utilizar ajuda profissional só para serviços mais complexos, uma vez que muita informação pode ser encontrada no YouTube.
Gostou de saber mais sobre a casa inteligente? O que te chama mais atenção neste assunto? Deixe o seu comentário e compartilhe este post em suas redes sociais com seus amigos.