O distrito de Fazenda Velha, em Sete Lagoas, agora contará com telefonia celular 4G da Claro, graças ao programa Alô Minas!, do governo do estado. A implantação do serviço de telefonia será feito em até dois anos.
O Alô, Minas é um projeto para facilitar o acesso à comunidades rurais e distritos à telefonia celular e internet 4G. As operadoras de celular fizeram propostas para o programa, num lote que custou quase R$ 70 milhões. O programa começou a ser implantado em julho deste ano.
Os termos de compromisso entre Estado e operadoras serão assinados em setembro. As operadoras terão até 28 meses para instalar as antenas. Os municípios contemplados no Alô, Minas! têm responsabilidades como prover e disponibilizar terreno para que a operadora prestadora do serviço possa construir e instalar a torre de telefonia por um período de 20 anos, de acordo com aspectos técnicos para cobertura do sinal.
As prefeituras devem construir e manter acesso para deslocamento até a torre, além de empenhar esforços para a tramitação ágil dos processos necessários, como licenciamento ambiental, emissão de alvarás de construção e aprovação nos conselhos que tenham órgão municipal.
Além da Fazenda Velha, foram contemplados o distrito de Pontinhas em Paraopeba; o Núcleo João Pinheiro, também conhecido como Sede, entre Sete Lagoas e Jequitibá; e a comunidade de Estrela D’alva, em Caetanópolis. Os serviços de telefonia instalado é do Claro.
Da redação com Agência Minas