Após a publicação no Diário Oficial do Município, a cidade passa a contar com a atuação da Defesa Civil. O objetivo do órgão é auxiliar quanto a prevenção de desastres dentre outras situações. A ação foi proposta pela prefeito Mário Márcio Campolina, o “Maroca”, e desde hoje, dia 4 de agosto, passa a valer como lei. Entre as ações está a de que o sistema municipal planejará, de forma permanente, ações de precaução em áreas que possam apresentar risco à população e de atendimento a possíveis vítimas.
A atuação da Comdec terá um Conselho Comunitário para garantir o funcionamento das operações, contando com o apoio das entidades: Câmara Municipal, Corpo de Bombeiros, 25º Batalhão da Polícia Militar, 4º Grupo de Artilharia Antiaérea, Lions Club, Rotary Club, Lojas Maçônicas, Câmara de Dirigentes Lojistas e Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas.
Segundo o coordenador municipal de Defesa Civil, Sérgio Marques, os trabalhos já aconteciam de modo informal, com reuniões semanais. Marques antecipa que o regimento interno está pronto e aguarda a nomeação dos servidores de cada secretaria que atuarão ao lado da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), órgão integrante do Sistema Nacional de Defesa Civil. A partir desse decreto, os encontros serão mensais. “Temos que fazer a prevenção, educar e conscientizar as pessoas”, fala o coordenador sobre a missão do sistema.
da redação com informações da SECOM/Prefeitura de Sete Lagoas