recebam sem desconfiança os recenseadores durante todo o período de trabalho na cidade. “Peço, encarecidamente, que todos recebam bem os recenseadores, eles estarão trabalhando até o fim de outubro, é um trabalho que muito contribui. Os resultados serão fundamentais para análise e compreensão da nossa sociedade para os próximos dez anos”, afirma o prefeito.
Ao todo , serão 181 recenseadores contratados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE para realização de Censo 2010. O Censo acontecerá em todo o país e mostra-se como uma das principais ferramentas para diagnosticar aspectos sócio-econômicos da sociedade. “O Censo vai abordar questões como educação, migração, fecundidade, mortalidade, trabalho, rendimento, estado civil, dentre outros, é como se tirássemos um retrato de Sete Lagoas”, explica a coordenadora do Censo em Sete Lagoas, Carla Alves.
Apenas os moradores de ruas não serão recenseados, mesmo os domicílios improvisados precisarão responder ao questionário. Segundo a coordenadora 10% da população responderá ao questionário de amostra. “Este é mais completo, leva de 20 a 30 minutos para ser respondido, enquanto o relatório básico leva de 10 a 15”, afirma Carla. Ainda de acordo com a coordenadora, uma das maiores dificuldades encontrada pelos recenseadores é a falta de receptividade da população. “Eles estarão todos caracterizados, com uniforme do Censo 2010, devidamente identificados, não tem porquê não recebê-los, nós contamos com o apoio e compreensão da população”, solicita Carla.