Sete Lagoas chega nesta quinta-feira, 9 de setembro, contabilizando um total de 23.217 contaminados por Covid desde o início da pandemia, com a confirmação de quatro casos: duas mulheres e dois homens. Estão sendo monitoradas pela Secretaria Municipal de Saúde 149 pessoas e 6.688 já tiveram o acompanhamento concluído. Os testes negativos somam 48.253.
A cidade segue sem novos óbitos por Covid há mais de uma semana, mantendo 607 óbitos, três pacientes hospitalizados com resultado positivo, 51 pessoas em isolamento domiciliar e 22.556 curados.
Hospitalizados
Dos 13 internados hoje, oito estão em UTI e cinco em enfermaria. Na UTI, são cinco de Sete Lagoas, um de Caetanópolis e dois de Pequi. Entre os internados, seis testaram positivo para Covid, um teve resultado negativo e seis aguardam resultados de exames. No Hospital Nossa Senhora das Graças há apenas uma internação, em enfermaria. No Hospital Municipal estão sete internados, todos em UTI. No Hospital da Unimed são cinco pacientes, um em UTI. A UPA segue sem internações. Somando-se todos os leitos UTI Covid na cidade, tanto públicos quanto particulares, a taxa de ocupação hoje é de 22,8%. Considerando apenas os leitos de UTI do SUS, esse índice hoje é de 35%.
Vacinação
Hoje a Prefeitura aplicou a 1ª dose nas pessoas a partir de 19 anos e a 2ª dose da Astrazeneca para quem recebeu a 1ª dose até o dia 9 de junho. Nesta sexta se vacina o público a partir de 18 anos, de 09h às 16h, no Sesc – entrada pela av. Professor Abeylard (a pé); na Faculdade Una – Av. Sec. Divino Padrão, 1.411 (a pé); e na Faculdade Atenas – Av. Perimetral, ao lado da Bombril (drive-thru). Em caso de grande demanda serão distribuídas senhas até às 15h30. Documentos necessários: identidade com foto, carteira de vacinação, cartão do SUS ou CPF e comprovante de endereço em nome da pessoa. Quem não tem o comprovante deve solicitar junto ao ESF mais próximo de casa. É importante destacar que o uso de máscara é obrigatório, mesmo depois de aplicada a segunda dose da vacina. Aproveite para doar 1Kg de alimento não perecível ou ração animal na campanha Vacinação Solidária. Realização: Prefeitura. Apoio: Sicoob Credisete e CDL Sete Lagoas.
Quem também se vacina nesta sexta, mas com a 2ª dose da Astrazeneca, é a comunidade surda que recebeu a 1ª dose até o dia 10 de junho, com apoio de tradução em libras, no Cerest – R. Paulo Frontin, 254, Centro, de 09h às 15h. Documentos: comprovante de 1ª dose – Astrazeneca, carteira de vacinação, cartão SUS ou CPF. Até esta quarta-feira, 8 de setembro, receberam a 1ª dose 158.796 pessoas (65,6% da população). A 2ª dose foi aplicada em 58.673 pessoas e a dose única em 5.814 pessoas. Somando 2ª dose e dose única, 26,6% da população está imunizada.
A Secretaria Municipal de Saúde informa que, em virtude da grande queda no número de novos casos e internações, o telefone Disque-Covid 3773-2576 foi descontinuado esta semana. Dúvidas sobre cronogramas, locais e horários de vacinação podem ser esclarecidas ligando para um dos 58 postos de saúde do Município. Continue seguindo as recomendações de distanciamento social, higiene frequente das mãos e uso de máscara. Continue seguindo as recomendações de distanciamento social, higiene frequente das mãos e uso de máscara. Dúvidas: 3773-2576 | Denúncias: 153 | Informações: www.setelagoas.mg.gov.br/coronavirus.
Com Ascom PMSL