promotores de Justiça e Ouvidoria. Além disso, o os setelagoanos poderão ter acesso a serviços gratuitos de orientação jurídica e ações educativas. A iniciativa é do Ministério Público de Minas Gerais, em parceria com a Associação Brasileira de Ouvidores/Ombudsman – Seção Minas Gerais.
Para realizar o dia “Ministério Público Itinerante”, será disponibilizada ma carreta com três gabinetes e mesas de atendimento para orientações em casos de aposentadoria, paternidade, pensão, processos cíveis, entre outros. Na tenda “Ministério Público e Cidadania”, cartilhas e palestras informam sobre temas como a prática do bullying, crimes na internet e Lei Maria da Penha.
Os direitos do consumidor também fazem parte da agenda, com a presença do Procon Estadual. Para os interessados em checar a saúde, uma tenda de apoio estará à disposição para medir pressão arterial, glicose e vacinar. Criado em maio, o projeto já percorreu 31 municípios de dez regiões mineiras, atendendo mais de 38 mil pessoas. “O MP Itinerante rompe fronteiras, levando informação à sociedade e estimulando a atuação efetiva do MP”, afirma procurador-geral de Justiça do MPMG, Alceu José Torres Marques.
A aproximação com as pessoas surgiu após pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), a qual constatou que 86% da população confia no Ministério Público, mas dentre esses, apenas 35% conhecem o que faz o órgão, revela o ouvidor do MPMG e promotor de Justiça, Mauro Flávio Brandão. O Ministério Público Itinerante, acontece no dia 19 de agosto, das 9hs às 17hs na praça Tiradentes, em frente ao Centro Cultural Casarão, com o apoio da Prefeitura.
da redação com informações da SECOM/Prefeitura de Sete Lagoas
Crédito: Quim Drummond/ Comunicação – Prefeitura de Sete Lagoas.