As chuvas mais intensas devem continuar em Minas Gerais pelo menos até a próxima sexta-feira (12). É o que afirmam os meteorologistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A ‘mudança’ no tempo é causada pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), um fenômeno comum nessa época do ano, que traz uma massa de nuvens para a região Centro-Sul do Brasil.
O Inmet colocou em alerta 578 municípios mineiros por causa da grande quantidade de água acumulada nos próximos dias. É possível que os índices passem de 100mm em algumas regiões, causando quedas de árvores, alagamentos e deslizamentos de terra. Além disso, os meteorologistas preveem ‘chuva’ de raios, que podem danificar eletrodomésticos e eletrônicos.
Segundo o Climatempo, a força dessa ZCAS vai, ainda, derrubar as temperaturas para padrões que não são comuns para novembro.
Além da queda das temperaturas e da chuva, ventos de tempestade (que são aqueles com mais de 100km/h, segundo a Escala de Beaufort, que mede a intensidade dos ventos) podem acontecer em algumas cidades, o que eleva o risco de queda de árvores.
Chuvas em Sete Lagoas
Sete Lagoas é uma das cidades que estão neste alerta do Inmet. Tanto na última segunda (8), quanto nesta terça (9) foram emitidos alertas de tempestades severas com possibilidades de granizo na cidade.
Da redação com Estado de Minas