O setor de controle da dengue, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou no último sábado, 20 de novembro, o Dia D de combate da doença. Várias ações educativas e relacionadas à saúde pública ocorreram no Terminal Urbano, onde o foco principal foi a conscientização.
A perspectiva era que o Dia D fosse celebrado em todas as cidades do país no terceiro sábado de novembro. A Prefeitura de Sete Lagoas fez sua parte e ainda mobilizou outros setores da administração e, por isso, o objetivo da promoção foi alcançado. “Precisamos que a população se conscientize e colabore no combate da dengue. No último levantamento identificamos um índice geral de infestação de 2% e o preconizado pela Ministério da Saúde deve ser abaixo de 1%”, ressaltou Adriano Pereira de Souza, gerente de Controle da Dengue do Município.
Cuidados básicos no dia-a-dia podem evitar que o mosquito da dengue se prolifere. Cada cidadão deve fazer sua parte, principalmente dentro de seus imóveis, onde estão sendo encontrados muitos focos do Aedes aegypti. “Começou o período de chuva e precisamos que a população elimine recipientes que possam acumular água. Encontramos muito focos do mosquito em tambores e caixas d’água e todos devem ficar atentos quanto a este tipo de situação”, alerta Adriano Souza.
Quem passou pelo Terminal Urbano aprovou a iniciativa, utilizou dos serviços oferecidos e ainda reforçou a necessidade de conscientização. “Há muito tempo não aferia a pressão arterial e hoje pude fazer isso. O povo tem que ser consciente e fazer sua parte. Ainda tem muita gente que abusa e prejudica a cidade. Dengue não, saúde sim”, comentou o vendedor Wilson do Espírito Santo Oliveira.
O controle da dengue da Prefeitura trabalha o ano inteiro com o objetivo de evitar uma epidemia da doença no município. Com o apoio da população, essa missão, certamente, será cumprida.
Com Ascom PMSL