Sete Lagoas decidiu, em decreto publicado no Diário Oficial do Município no fim da tarde desta quinta-feira (20), modificar o protocolo: agora eventos com mais de 600 pessoas em espaços abertos ou fechados estão proibidos. Tudo para frear o avanço da variante Ômicron da Covid-19.
A normativa aponta as incertezas sobre a situação epidemiológica trazida pela cepa: “Apesar do avanço na vacinação de grande parcela da população, subsiste a necessidade de adoção ou manutenção de medidas emergenciais de enfrentamento estabelecidas com base nos indicadores epidemiológicos e de capacidade assistencial”, explica o decreto. Bares e restaurantes com música ao vivo não são afetados pelo novo decreto, pois para a Prefeitura de Sete Lagoas, estes não são enquadrados como eventos.
O decreto 6.725 aponta também a confirmação da suspensão dos eventos de carnaval e também de eventos da administração pública em ambientes abertos ou fechados. Com a publicação da normativa, fica proibida a partir desta quinta (20) os eventos com estimativa de público acima de 600 pessoas que já estão organizados e a suspensão do alvará para futuros.
Na terça-feira (18) o Comitê Local de Combate à Covid-19 já havia decidido pela suspensão dos eventos carnavalescos e o retorno da obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos. A cidade já confirmou 335 casos da doença nas últimas 24h, com ocupação de 27,3% dos leitos de UTI totais para Covid.
Da redação com Prefeitura de Sete Lagoas