No centro de Sete Lagoas pedestres, ciclistas e motoristas tem um motivo a mais para andarem atentos. Os cavaletes de propaganda política invadiram as ruas da cidade, trazendo transtorno para todos. Mal posicionados, eles atrapalham a vida de quem tem que andar a pé, e com o vento, muitos acabam caindo na rua e se tornando um obstáculo a ser contornado por motoristas.
Na Praça Francisco Sales, onde as peças se amontoam, a equipe do site registrou um flagrante de desrespeito às pessoas com dificuldade de locomoção. Três cavaletes tampam a rampa de acesso para cadeirantes e também a sinalização para deficientes visuais.
Pouco adiante, na rua Monsenhor Messias, em frente ao colégio Artur Bernardes, encontramos novamente a imagem dos candidatos atrapalhando os pedestres.
Helenice Silva, que costuma a buscar o filho na escola, informa que durante a saída dos estudantes a situação fica ainda mais complicada. “Os cavaletes atrapalham o fluxo das crianças e quando chegam os ônibus escolares fica uma confusão muito grande. Quando o sinal fecha para os carros, as crianças ficam sem saber pra onde ir, porque tem lugar que não pode pisar. Estas propagandas ainda ficam entre duas faixas de pedestres”, relata.
No Bairro Canaan, no passeio da Praça José Antônio da Silveira Filho, cavaletes disputam lugar com o lixo e com os buracos da rua, não sobra lugar no passeio para o pedestre. Já na Praça do Canaan os cavaletes pelo chão da praça também deixam as pessoas sem ter para onde andar e sem ter onde entrar na praça ao atravessar a rua. O mesmo se repete na Praça José Cirilo Leão.
O motorista Abel Araupe diz que a situação também é ruim para os motoristas, que tem mais um elemento para ficarem atentos enquanto dirigem. “Também para os pedestres é um incomodo, quando ando a pé tenho que ficar desviando”, explica.
Felipe Castanheira
fotos: Felipe Castanheira