cidade para traçar o plano estratégico de turismo internacional da Gruta Rei do Mato e atrativos locais. Para conclusão dos trabalhos, quatro técnicos, incluindo o coordenador do programa, o italiano Luca Manocchi analisam, durante uma semana, os pontos turísticos da cidade. Além disso, a equipe também conversou com comunidade, empresários e representantes do poder público para desenvolver estratégias para exploração do potencial turístico do município.
A partir dos dados levantados, Sete Lagoas terá um diagnóstico com as diretrizes a serem realizadas para tratar o setor com padrões internacionais. Em abril, coordenadores do programa da OMT analisaram a viabilidade de realização do estudo na cidade, a qual foi confirmada com a vinda da delegação de especialistas neste mês. Essa é a primeira vez que o Brasil recebe uma missão internacional na área de turismo. A ação voluntária ocorre desde 2006 e já passou pelo Uruguai, Argentina, México e Colômbia.
Os técnicos da OMT ficarão em Minas de 7 a 28 de setembro, passando ainda pelas cidades de Belo Horizonte, Cordisburgo e Lagoa Santa. Esses municípios, junto com Sete Lagoas, compõem a Rota das Grutas de Lund, uma ação estadual para integrar as grutas do Vetor Norte da capital mineira e oferecer mais opções de visitação a turistas durante a Copa do Mundo de 2014.
Os especialistas internacionais chegam a Sete Lagoas no momento em que a Gruta Rei do Mato finaliza a implantação do novo sistema de iluminação e a construção do centro receptivo com espaço cultural, mini-auditório e lanchonete para 22 mil visitantes por ano. Os técnicos realizam a análise entre os dias 10 e 17 de setembro, sendo que o diagnóstico será apresentado daqui há 4 meses. A apresentação do programa a comunidade acontece dia 10 de setembro, às 10 horas, no auditório do Senac.
Legenda: Prefeito Mário Márcio Maroca recebeu coordenador do Programa de Voluntariado da OMT, Luca Manocchi, na Gruta Rei do Mato em abril.
Crédito: Quim Drummond/ Comunicação – Prefeitura de Sete Lagoas.
da redação com informações da SECOM