A iniciativa integra o Programa Voluntários da OMT e um dos resultados esperados é aumentar o número de turistas na região. O programa já foi implantado em outros países da América Latina, mas esta é a primeira vez que o programa é realizado no Brasil. Iniciativa pioneira do Brasil, o Programa Voluntários da OMT contará com a assessoria de profissionais das áreas de turismo, marketing, arquitetura e administração de diversas partes do mundo como Espanha, França, Andorra e Reino Unido. Além de estudantes da PUC Minas das áreas de turismo, direito e arquitetura, que, entre outras atividades, farão uma pesquisa de demanda no Aeroporto Internacional Tancredo Neves (AITN).
Entre os dias de 08 a 27 de setembro, os voluntários realizarão levantamento da oferta turística pesquisas de demanda atual e potencial, entrevistas com a comunidade e órgãos oficiais. Ao final das visitas técnicas, será elaborado um plano estratégico de desenvolvimento turístico para o Circuito das Grutas com o objetivo de aumentar o fluxo turístico em Belo Horizonte e na região que abrange o Projeto Rota Lund.
O Programa Voluntários da OMT teve início em 2006 e tem a finalidade de promover o turismo como instrumento de desenvolvimento por meio da educação e formação de profissionais voluntários para apoiar os Estados membros da OMT, difundindo o espírito do voluntariado, e visa a integração dos atrativos turísticos com as comunidades inseridas no entorno. Os interessados em participar da apresentação do programa devem comparecer ao Senac Sete Lagoas, localizado na rua José Duarte de Paiva, número 775, Bairro Santa Luzia. a partir das 16hs.