Está prevista para esta quarta-feira (20) o encerramento da venda de ativos do setor de telefonia móvel da Oi. Após esse processo, os 40 milhões de clientes da operadora no Brasil vão migrar de forma automática para as outras três gigantes do setor – Tim, Vivo e Claro, vencedoras do leilão realizado no fim de 2020.
Somente em Minas, são 4,6 milhões de consumidores impactados. A migração vai acontecer de forma gradual, segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A divisão dos clientes será feita conforme o DDD da linha telefônica. Para quem mora em Belo Horizonte e na região Central de Minas (DDD 31), a migração vai acontecer automaticamente para a Claro. Em Sete Lagoas, onde a Oi ocupa segundo lugar no ranking das operadoras com maior fatia de mercado, atrás apenas da Vivo, serão 33 mil clientes impactados.
Em Minas, somente o DDD 32, da Zona da Mata, não ficará com a Claro. Neste caso, os clientes vão migrar automaticamente para a Tim.
De acordo com a Oi, todos os passos do processo de migração serão divulgados através dos canais de comunicação – clientes já têm recebido mensagens que avisam sobre a migração. A empresa afirmou ainda que nada será mudado para os clientes após a conclusão da migração, porque os contratos serão respeitados conforme o prazo de vigência. Confira aqui o tira-dúvidas da operadora.
Como ficam os outros serviços?
Quem assina outros produtos da Oi não terá de lidar com alterações, pois a empresa manteve seus outros ativos, como o Oi Fibra, Oi Play e TV HD. Para se manter no mercado após a recuperação judicial, a empresa precisou vender os ativos da telefonia móvel (leiloado em R$ 16,5 bilhões) para manter os setores ligados à internet e outros serviços.
A venda da telefonia móvel foi necessária para bancar a dívida milionária, após um processo de recuperação judicial iniciado em 2016. A dívida supera R$ 65 bilhões, quando a receita bruta anual da empresa não ultrapassa R$ 40 bilhões. A lista de credores tem mais de 60 mil nomes. Ao mercado, a companhia afirmou que está investindo em redução de custos e eficiência operacional.
“A Oi continuará atuando normalmente nos demais serviços em que já opera: banda larga com foco em internet por fibra ótica, telefonia fixa e TV por assinatura. Mas se você é cliente de um plano de celular da Oi, não se preocupe: até que todas as etapas da venda da Oi Móvel sejam concluídas, não haverá alteração na relação e na prestação dos serviços da Oi com seus clientes de telefonia móvel, sejam eles pessoa física e jurídica. A Oi manterá seus clientes informados em todas as etapas do processo até que a venda da Oi Móvel esteja totalmente finalizada”, informou a Oi para o jornal O Tempo.
Segundo a Anatel, foi determinado um prazo de 90 dias “contados da publicação dos Atos que permitiu a transferência de controle para Telefônica, TIM e Claro, publicados em 7 de abril de 2022, para que as requerentes apresentem à Superintendência de Relações com Consumidores, para prévio conhecimento, Plano de Comunicação aos consumidores que contempla o processo de migração da base de clientes”.
Da redação com O Tempo