Nesta quarta-feira, 21 de setembro, é celebrado o Dia da Árvore. A data foi instituída no Brasil em 1965 para conscientizar sobre a importância das árvores, inclusive para a permanência da vida humana no planeta. O dia foi escolhido por marcar o início da primavera, no dia seguinte, 22. Em Sete Lagoas, a data é sempre celebrada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur). Este ano, inclusive, a programação em alusão ao Dia da Árvore foi ampliada e conta com importantes parcerias institucionais no desenvolvimento de atividades de educação ambiental.
Na quarta-feira, 21, às 08h, será entregue para o público visitante da Serra de Santa Helena o resultado de um projeto realizado em parceria com o Unifemm. “Em junho deste ano, assinamos um Termo de Cooperação Técnica com o Unifemm com o objetivo de proporcionar conhecimento, informação e educação ambiental aos visitantes do entorno da Capela da Serra de Santa Helena. Alunos do curso de Ciências Biológicas e professores fizeram uma pesquisa para a identificação das espécies arbóreas localizadas no entorno da Capela. Para disponibilizar estas informações ao público, foram confeccionadas placas que serão instaladas nesse dia com o nome da espécie e um QR Code com mais informações sobre a espécie arbórea e uma trilha guiada para explorar”, explica o secretário da Semadetur, Edmundo Diniz.
Já no domingo, 25 de setembro, uma caminhada terá início às 07h30 com concentração na Praça de São Pedro, no bairro Jardim Arizona, com destino à Serra de Santa Helena, em parceria com a Escola Técnica Municipal de Sete Lagoas e o Unifemm. Durante o percurso haverá paradas para abordagem de temas relacionados à temática do Dia da Árvore e o plantio de duas mudas de Ipê, espécie nativa do bioma Cerrado. Chegando no entorno da Capela, haverá ainda oficinas temáticas, doação de mudas frutíferas, esclarecimentos e conscientização sobre os perigos das queimadas aos visitantes da Serra. “Será um dia de mobilização e de educação ambiental muito importante e significativo para todos. Uma ação que envolve a Prefeitura, instituições de ensino e a comunidade em mais uma parceria em prol da nossa cidade”, finaliza Edmundo Diniz, convidando toda a população para participar.
SERVIÇO
Comemorações do Dia da Árvore
21/09, 08h: no entorno da Capela da Serra de Santa Helena, com entrega de placas de identificação das árvores, oficinas e orientações sobre queimadas.
25/09, 07h30: caminhada da Praça São Pedro (Jardim Arizona) até a Serra de Santa Helena, seguida de oficinas, doação de mudas frutíferas e esclarecimentos sobre queimadas.
Participação livre.
Parcerias: Prefeitura/Semadetur, Unifemm e ETMSL
Com Prefeitura de Sete Lagoas