Hoje, 21 de setembro, é comemorado o Dia da Árvore, data instituída no Brasil desde 1965 para reforçar a conscientização sobre a preservação ambiental. Por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur) e com parceria da Unifemm, alunos visitaram a Serra de Santa Helena para participar de ações que celebram a data.
Representando a população setelagoana, jovens da Escola Municipal Professor Galvão e Escola Estadual Dr. Alonso Marques Ferreira puderam conferir de perto a entrega do projeto realizado em parceria com a Unifemm: alunos do curso de Ciências Biológicas e professores identificaram espécies arbóreas no entorno da Capela de Santa Helena e disponibilizaram as informações por meio de placas com nome das espécies e QR Code com maiores informações sobre elas, além de uma trilha guiada para explorar o local. As informações são públicas e já podem ser consultadas pelos visitantes.
A Brigada Florestal/Brigada BH também esteve presente no evento apresentando como são feitos os trabalhos de brigadistas na prevenção e combate a incêndios.
A Brigada ressaltou que os incêndios mais trabalhosos e prejudiciais são aqueles de origem criminosa. Por esse motivo, além de combater incêndios criminosos também é preciso cada vez mais desenvolver ações de educação ambiental (como a de hoje) para fortalecer a prevenção a desastres ambientais como as queimadas.
Conforme disse a Brigada Florestal/Brigada BH no último dia 16 após mais um combate às chamas bem sucedido na cidade, de agosto até agora o número de incêndios, se comparado ao mesmo período do ano passado, diminuiu. Porém a maioria deles tem sido de grandes proporções e atingido locais de difícil acesso, fazendo com que os brigadistas levem mais tempo para extinguir os incêndios.
Da Redação, por Vinícius Oliveira com informações da Semadetur e Brigada Florestal/Brigada BH.