A Secretaria Municipal de Educação de Sete Lagoas realizou, durante esta terça-feira (27), processo para eleger os diretores das escolas geridas pela cidade – o mandato dos gestores são de dois anos.
A eleição foi aberta às 6h30 da manhã e o encerramento ocorreu às 17h. O voto era permitido para alunos acima de 14 anos devidamente matriculados, os pais dos alunos e os servidores das respectivas escolas. Cada escola conta com uma comissão organizadora própria, formada por membros do colegiado escolar. “Um processo extremamente democrático onde a comunidade escolar é responsável pela escolha”, comentou a secretária municipal de Educação, Esportes e Cultura, Roselene Alves Teixeira, durante visita à Escola Municipal Governador Milton Campos, no bairro Santa Luzia.
A gestão da educação municipal acredita que realizar esse tipo de processo depois de cinco anos é uma importante iniciativa em prol da qualidade do ensino. “Pensar na qualidade da educação implica diretamente em definir a qualidade da gestão. Esse processo histórico é um grande salto quando pensamos no ensino de nossas crianças, jovens e adultos”, define a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Márcia Veiga.
A eleição envolveu uma grande equipe dos segmentos de inspeção escolar, departamento pedagógico e representantes sindicais para garantir total lisura nos procedimentos. “Foram envolvidos servidores, o Sind-Ute e o resultado do processo de indicação será revelado ainda nesta terça-feira. Os novos gestores serão empossados no início do próximo ano letivo. Depois de muito trabalho nos sentimos gratificadas com o decorrer do processo”, destacou Aline Miranda, presidente da Comissão Eleitoral.
A única escola que não teve processo eleitoral foi a EM Francisca Ferreira de Avelar, no Barreiro, que vive dias conturbados com a ameaça de massacre promovida por um aluno – a pasta municipal decidiu que a instituição passaria por intervenção e que o processo eleitoral fosse adiado.
Da redação com Prefeitura de Sete Lagoas