Termina nesta sexta-feira (30) a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, a chamada paralisia infantil. A dose está disponível gratuitamente para crianças menores de cinco anos em todos os postos de saúde de Minas Gerais.
O Ministério da Saúde prorrogou a Campanha Nacional de Vacinação com o objetivo de alcançar a cobertura vacinal igual ou maior que 95%.
Quem não lembra se já vacinou ou não o filho, basta ir à unidade de saúde com os documentos que os funcionários verificam se a caderneta está atualizada.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) alerta sobre a importância e o benefício da vacinação, para evitar a reintrodução do vírus da poliomielite, uma vez que o Brasil recebeu o certificado de eliminação da doença em 1994.
Entretanto, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) já classificou o Brasil como um local de risco muito alto de retomada da circulação do vírus da paralisia infantil.
Postos de vacinação em Sete Lagoas
“A pólio foi erradicada no Brasil e a alta cobertura vacinal garante a manutenção dessa situação. Além, a atualização da situação vacinal aumenta a proteção evitando ocorrência de surtos e hospitalizações”, explica Guilherme Menezes, referência técnica em imunização da Secretaria Municipal de Saúde. O profissional, porém, lamenta que até o momento apenas 50% da cobertura vacinal foi concluída no município. “A meta do Ministério da Saúde é de 95% de crianças vacinadas, portanto, levem seus filhos para se imunizar contra a poliomielite”, reforça Menezes.
A vacina contra a pólio segue sendo aplicada de 8h às 16h30 nos ESFs Alvorada, Barreiro, Eldorado, Fazenda Velha, Catarina, CDI I, Esperança e Itapuã II; nas UBS Orozimbo Macedo e N.S. das Graças; e nos Centros de Sáude Montreal, Progresso, Santa Luzia, Santo Antônio, São João e Várzea. E de 08h às 18h30 nas UBS Luxemburgo, Cidade de Deus e Belo Vale. Devem ser apresentados o Cartão SUS e caderneta de vacinação.
Com Itatiaia