Foi divulgado pelo jornal O Tempo nesta sexta-feira (30) que pais de alunos do Colégio Santa Maria Minas, que funciona no Centro de Sete Lagoas, irão protestar neste sábado contra seu fechamento. Até o momento, os responsáveis buscam respostas da instituição, mantida por órgão ligado à Arquidiocese de Belo Horizonte.
No e-mail enviado para os pais de alunos, a instituição afirma que a Sociedade Mineira de Cultura, “tentou de todas as formas garantir a permanência do colégio”. No entanto, completa, vem “enfrentando, infelizmente, grandes dificuldades em termos da viabilização financeira desta unidade, somada a aspectos administrativos-operacionais que acabaram se tornando intransponíveis”. As atividades se encerrarão no dia 31 de dezembro.
A notícia atingiu em cheio os pais de alunos, os estudantes e funcionários da escola. Em entrevista para O Tempo, a auxiliar administrativo Fernanda Sousa, mãe de um aluno da instituição, um grupo no WhatsApp já conta com mais de 120 membros mobilizados em torno da situação do colégio.
“Foi um susto quando recebi a notícia. Meu filho tem prazer em acordar às 6h da manhã para ir à escola. Ele ganhou uma bolsa escolar há quatro anos, por mérito dele. Para onde ele vai agora? Não é fácil conseguir uma bolsa em uma escola tão boa. Estamos nos manifestando para tentar reverter a situação”, diz ela, que elogia bastante a instituição de ensino.
A gestora comercial Claudia Silveira, de 36 anos, tem uma filha que também estuda no colégio. Ela relatou que o filho mais novo havia passado, recentemente, por um processo seletivo para entrar na instituição. Ela ressalta a forma abrupta como o fechamento foi comunicado. “Eles têm o direito de fechar, mas foi uma comunicação muito repentina. Como você fecha uma escola em dezembro se, pouco tempo antes, houve um processo seletivo? A escola é muito boa, todos nos acolhem muito bem. Se eu vi na minha vida amor e doação foi ali. E o primeiro comunicado que recebemos foi por e-mail”, diz ela.
De acordo com o jornal, a entidade mantenedora do Colégio Santa Maria Minas ainda não se pronunciou sobre o encerramento das atividades.
Da redação com O Tempo