Na noite de ontem, sexta-feira (07), o Jornal Nacional veiculou reportagem sobre o sistema de hortas comunitárias existente em Sete Lagoas.
Destacando a geração de renda e garantia de alimento a muitas famílias setelagoanas, a reportagem menciona a horta que se extende por quase 2 quilômetros na Avenida Prefeito Alberto Moura e que juntamente com outras 7 hortas comunitárias instaladas em 240 mil metros quadrados são cultivadas por 320 famílias na cidade. O projeto garante que 180 toneladas de verduras sejam produzidas por ano.
Rafael Alves Gonçalves era garçom e, depois de ficar desempregado, se tornou agricultor há 4 anos. Durante a filmagem ele preparava o cultivo de alface e couve numa das hortas. “O sustento da minha família é aqui, e além de tudo é terapia, né? A gente diverte, faz amizade, é tudo de bom”, diz.
Givaldo Flores dos Santos, também entevistado, saiu do emprego de operador de empilhadeira para se dedicar à lida na terra. “Estava com problema no joelho e na coluna. Isso aqui para mim, eu trabalho de acordo com meu tempo e minha necessidade”, relata o produtor.
Maria da Piedade é agricultora há 26 anos. Criou os filhos e ajudou netos com a produção. “Enquanto eu conseguir e tiver forças vou trabalhar. Muitos e muitos anos se Deus quiser!”, disse.
A produção é acompanhada por técnicos da Emater-MG. Mauro Ianez, que é engenheiro agrônomo do órgão, destaca a longevidade do programa: “Isso tem realmente passado de gestão após gestão na Prefeitura, né? Então os prefeitos já entendem isso, que tem que manter esse programa municipal”.
O secretário adjunto de desenvolvimento econômico de Sete Lagoas Alessandro Kelwis detalha o destino dos alimentos produzidos: “A gente cede o terreno, a água, a luz e também os insumos. Parte da produção eles vendem aqui diretamente ao cidadão e parte dessa produção vai para o programa PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) que é o programa de merenda na escola”.
A íntegra da reportagem pode ser vista clicando aqui.
Da Redação com Jornal Nacional/Rede Globo de Televisão.