Participando das comemorações dos 155 anos de Sete Lagoas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semadetur), juntamente com o Projeto Ciliar – Cidade Limpa e Arborizada e a Codesel, realizarão o plantio de 155 mudas em ruas da região central de Sete Lagoas no mês de novembro. Trata-se de um projeto de arborização urbana, com início na região central e que poderá ser estendido para outras regiões da cidade.
Segundo a bióloga do setor de Educação Ambiental da Semadetur, Dilma Nunes Lima, inicialmente será feita uma consulta aos moradores e comerciantes dos locais previamente determinados para que seja apresentada a proposta. “Se aprovada e aderida, firmaremos um acordo de participação. A equipe envolvida no projeto fará o plantio e o munícipe ficará responsável pelo cuidado da muda, principalmente com a sua rega, um tipo de adoção da muda”, explica.
As mudas selecionadas para o plantio são de espécies adequadas à arborização urbana, observando as características da área como as dimensões da calçada, fiação aérea, redes existentes, caixas de entrada no passeio e distanciamento adequado para o plantio. O Horto Municipal doará as mudas e tudo será gerenciado por uma equipe técnica, com representantes da Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente, o Projeto Ciliar e a Codesel.
Escola
Outro local beneficiado com o plantio de mudas arbóreas será a Escola Estadual Professor Cândido Azeredo, no bairro Boa Vista. Em sua calçada serão plantadas 20 mudas também em novembro, sendo 16 ipês e 4 resedás. “Para esta ação, realizaremos uma oficina com os alunos da escola, demonstrando a técnica correta para se fazer o plantio e, em seguida, eles realizarão o plantio de todas as mudas”, afirma Dilma Lima.
De acordo com a bióloga, a metodologia participativa, com envolvimento dos alunos, proporciona melhor resultado e sucesso da educação ambiental, os alunos se sentem protagonistas da ação, se comprometem e valorizam ainda mais os benefícios da arborização. “As boas práticas são uma ferramenta muito eficaz no sucesso de formação de cidadãos mais conscientes e ativos. É uma parceria com a equipe gestora, funcionários e alunos, que demonstraram grande interesse e se comprometeram em cuidar das mudas após o plantio”, completa Dilma.
“Nosso objetivo com estas ações é melhorar a qualidade do meio ambiente, além de proporcionar bem estar e embelezamento da nossa cidade. Sabemos dos inúmeros benefícios que as árvores proporcionam, então estamos confiantes que a população acolherá nossa proposta e será nossa grande parceira para o sucesso deste projeto”, finaliza o secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Edmundo Diniz.