Passadas as férias escolares de janeiro é hora do retorno às aulas. Com elas, a Orquestra Jovem de Sete Lagoas anuncia sua seleção anual de novos alunos. Para participar do projeto, os interessados devem preencher o formulário de inscrição até o dia 08 de fevereiro, disponível através do link no final do texto. A seleção será na manhã do dia 11 de fevereiro em local a ser divulgado para os inscritos.
Para esta seleção, o projeto vai abrir vagas para todos os instrumentos da Orquestra, que são violino, viola, violoncelo e flauta, além de Teoria Musical obrigatória a todos os alunos, para turmas da manhã e tarde. Todos os inscritos para as novas vagas passam por uma avaliação simples. “Antes de fazer a avaliação, o candidato assiste à uma aula com o conteúdo cobrado e só depois ele faz a prova. São conteúdos simples, mais ligados à musicalização e ritmo”, explica o Maestro Ivison Máximo Barbosa.
As vagas são destinadas às crianças e adolescentes residentes em Sete Lagoas com a idade entre 07 e 16 anos. “É importante frisar que não é necessário ter conhecimento ou experiência prévia com algum instrumento musical para se inscrever. A seleção é necessária apenas por termos um número restrito de vagas. Nosso sonho era poder atender à todas as pessoas que tenha interesse. Mas, infelizmente, ainda não é a nossa realidade”, afirma Ivison.
Semana da Música – Entre os dias 24 e 28 de janeiro, cerca de 60 alunos do projeto participaram da 1ª Semana da Música. A iniciativa inédita tinha como objetivo oferecer no período de férias escolares um intensivo de prática e teoria musical, de forma contribuir para o desenvolvimento musical de seus alunos e alunas. Para a aluna de violino Lara Nogueira Guiscem, de 15 anos, o programa incentivou ainda mais o estudo do instrumento. ´´No dia a dia esquecemos o tanto que é importante treinar todos os dias e durante essa semana tivemos a oportunidade de ter o contato com instrumento todos os dias“, avaliou.
Da mesma forma, Mariana Baía de Freitas, de 12 anos, esteve presente nas aulas diariamente. ´´Eu percebi que tocando todos os dias posso ter um desenvolvimento maior no instrumento´´, observou a aluna de violoncelo.
Apoio – Com mais de 10 anos de existência, já passaram centenas de crianças e adolescentes pela Orquestra Jovem de Sete Lagoas, se tornando um dos principais projetos culturais e sociais da cidade. Como atividade extracurricular, os alunos e alunas tem aulas gratuitas de teoria e prática musical, abrindo novas oportunidades sociais, além de um convívio e integração. A orquestra se apresentou em importantes palcos da música clássica, como o Natal Luz em Gramado no Rio Grande do Sul e no Palácio das Arte em Belo Horizonte.
Desde o final de 2021, a Orquestra Jovem de Sete Lagoas é realizada através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da empresa Múltitécnica, e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com patrocínio da CEMIG. ´´No final de 2022 a Multitécnica confirmou a essa importante parceria e continuidade do patrocínio, o que garante o projeto até o meio de 2024. Estamos muito felizes com essa nova fase da Orquestra Jovem, que ainda tem esse importante apoio da CEMIG“, garante Marcos Aurélio dos Santos, Presidente da Associação Cultural de Orquestras – ORQUESTR´ARTE, mantenedora da Orquestra Jovem de Sete Lagoas.
Para se inscrever, basta acessar o link: https://forms.gle/ENDdatvfqXY9Pnf9AO