Em vários municípios de Minas Gerais, entre eles Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares, Santa Luzia e Betim, o prazo de pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) expirou nos primeiros meses de 2023. Em Sete Lagoas, a Prefeitura definiu este compromisso para o dia 28 de abril, um apoio ao orçamento familiar tão exigido no início do ano. As guias começaram a ser distribuídas esta semana e quem pagar em parcela única terá 5% de desconto.
O pagamento do IPTU também pode ser parcelado em até seis vezes, sem direito ao desconto, com vencimento da primeira parcela também no dia 28 de abril. “O IPTU é uma das principais fontes de arrecadação do Município, mas o equilíbrio financeiro conquistado em nossa gestão permitiu propor o vencimento para esta data. Com uma administração no caminho certo, é possível propor prazos que atendam a todos os lados”, ressalta o prefeito Duílio de Castro.
O talonário começa a chegar em residências, comércios e empresas, mas quem pretende antecipar o pagamento pode retirar a guia no site cecon.setelagoas.mg.gov.
TCRS
O talão também traz a guia para o pagamento da Taxa de Coleta de Resíduos Sólidos (TCRS) mas, neste caso, o vencimento será no dia 14 de julho. Também há a opção de parcelamento em duas vezes e o contribuinte deve fazer o pedido junto à Cecon até o dia do vencimento.
Aplicação
O IPTU é uma das principais garantias orçamentárias das prefeituras e sua destinação garante importantes obras como revitalização de avenidas, praças, escolas, unidades de saúde e ainda ajuda a manter em dia os salários do funcionalismo e serviços essenciais à população, como Saúde, Educação, capina, limpeza e a operação tapa buracos, entre outras melhorias.
Com Prefeitura de Sete Lagoas