O Programa Passando a Limpo, realizado numa parceria entre a Rádio Eldorado e o SeteLagoas.com.br, recebeu essa sexta (10) Valquiria Carvalho Barreto, delegada de polícia titular da Delegacia de Atendimento à Mulher em Sete Lagoas. O tema, a constante luta das mulheres por mais igualdade, reconhecimento e diminuição dos casos de violência contra seu gênero na sociedade.
Vaquiria começa dizendo que “se a gente vivesse numa sociedade igual, não precisaríamos do dia 08 de março”. Ela pontua que o Dia das Mulheres não deve ser lembrado como uma data comemorativa, e sim de luta pela igualdade entre homens e mulheres.
E mais do que isso, a luta não deve se restringir apenas ao 08 de março, e sim todos os dias, pois as estatísticas são alarmantes, como apresenta Valquiria: a cada 8 minutos uma mulher é vítima de estupro, a cada 1 minutos 35 mulheres são vítimas de violência física ou sexual, de cada 3 mulheres 1 já foi vítima de violência.
Durante o programa pôde ser abordado também os motivos que levam mulheres a permanecer num relacionamento abusivo. Grande parte dos casos remetem ao medo do parceiro, do julgamento da sociedade, dependência financeira, preocupação com os filhos, receio de não encontrar abrigo na casa dos pais, parentes ou amigos.
Valquiria Barreto explica que a Lei Maria da Penha trata de cinco tipos de violência: física, sexual, patrimonial, psicológica e moral. A delegada relata que muitos desses tipos são desconhecidos não só por agressores mas principalmente pelas mulheres que estão sujeitas a relacionamento abusivo, o que evidencia a importância de divulgar tais informações.
Valquiria Barreto pede às mulheres que se atentem aos mínimos sinais de alteração comportamental em parceiros que indiquem algum grau de agressividade e sempre busquem ajuda. Isso é primordial para que as agressões não evoluam a casos mais graves. Ela informa também que a Delegacia de Atendimento à Mulher em Sete Lagoas está disponível para receber as mulheres seja para orientar, conversar ou mesmo registrar quaisquer ocorrências na R. Jovelino Lanza, 1316 – Jardim Arizona.
Reveja o programa na íntegra: